Tecnologia

O que é Virtualização?

Nenhum comentário

O que é a Virtualização – Tipos e benefícios

A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI. Entre seus benefícios, que simplificam o gerenciamento da infraestrutura de TI e proporcionam a redução os custos operacionais e de propriedade. Além de maior mobilidade das cargas de trabalho, aumento do desempenho e da disponibilidade dos recursos, automação das operações e redução de custos operacionais e de capital.

TIPOS DE VIRTUALIZAÇÃO

Virtualização é o modo mais eficiente de diminuir despesas de TI e ainda aumentar a eficácia e a agilidade de empresas de todos os portes. Mas ela pode ser de vários tipos como virtualização de redes e virtualização de desktops. 

A Virtualização de Redes permite, por reproduzir totalmente uma rede física, que os aplicativos sejam executados em uma rede virtual como se estivessem sendo executados em uma física, mas com mais benefícios operacionais e toda a independência de hardware que a virtualização proporciona. A virtualização de redes oferece serviços e dispositivos lógicos do sistema de redes para cargas de trabalho conectadas, ou seja, firewalls, portas lógicas, roteadores, switches, balanceadores de carga, VPNs, entre outros.

Na Virtualização de Desktops, a implantação de desktops como um serviço gerenciado proporciona às empresas de TI respostas mais rápidas às novas necessidades do local de trabalho e às oportunidades que surgem. Desktops e aplicativos virtualizados ainda podem ser fornecidos rapidamente e com facilidade a filiais, colaboradores externos, terceirizados etc., utilizando tablets, iPad e outros dispositivos detentores de sistemas operacionais como Android, por exemplo.

Benefícios da virtualização

A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, proporcionar uma economia significativa. Alguns dos benefícios da virtualização, como a maior mobilidade das cargas de trabalho, o aumento do desempenho e da disponibilidade dos recursos ou a automação das operações, simplificam o gerenciamento da infraestrutura de TI e permitem reduzir os custos de propriedade e operacionais. Mas há outros benefícios:

  • Redução dos custos operacionais e de capital;
  • Redução ou eliminação do tempo de inatividade;
  • Aumento de produtividade, eficiência, agilidade e capacidade de resposta da TI;
  • Mais rapidez no aprovisionamento de aplicativos e recursos;
  • Melhor continuidade de negócios e DR;
  • Gerenciamento simplificado de data centers;
  • Disponibilidade de um data center real definido por software.

Veja também nossa série no Youtube sobre Transformação Digital 

 

A Memora Processos Inovadores é parceira da VMWare, nomeada Líder no Quadrante Mágico da Gartner para Software de Infraestrutura Hiperconvergente pela quarta vez no relatório do Quadrante Mágico de 2020 da Gartner. A empresa fornece soluções de virtualização e serviços de infraestrutura em nuvem, disponibilizando tanto o armazenamento quanto a utilização de recursos de hardware em nuvem.

 

Veja também Virtualização de Redes

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Tendências de tecnologia que vão impactar o Setor Público até 2025

Artigos Relacionados

Menu