Riscos e compliance

A tecnologia da informação, cada vez mais, exerce papel determinante no ambiente corporativo. Assim sendo, os gestores precisam se atentar à forma como a infraestrutura de TI influencia na política de compliance da empresa.

Uma boa política de governança de TI, além de auxiliar os profissionais de compliance a terem uma visão mais abrangente a respeito do comportamento das equipes, evita que o negócio esteja desalinhado com as normas de uso de dados.

A tecnologia da informação, cada vez mais, exerce papel determinante no ambiente corporativo. Assim sendo, os gestores precisam se atentar à forma como a infraestrutura de TI influencia na política de compliance da empresa.

Uma boa política de governança de TI, além de auxiliar os profissionais de compliance a terem uma visão mais abrangente a respeito do comportamento das equipes, evita que o negócio esteja desalinhado com as normas de uso de dados.

Quando levamos em consideração um contexto no qual normas de proteção de dados são cada vez mais comuns, a relação entre tecnologia de informação e política de compliance torna-se mais profunda. É preciso dedicar extrema atenção à maneira como os profissionais tratam as informações de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais.

Leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a GDPR (General Data Rule Protection) demandam que negócios que atuam no Brasil e na União Europeia, respectivamente, tenham uma nova visão sobre políticas de uso de dados. Elas precisam ser mais transparentes, precisas e claras, caso contrário, a empresa corre o risco de pagar multas e lidar com questões legais.

Deste modo, toda a gestão de tecnologia da informação deve ser considerada a partir do ponto de vista dos processos de compliance. Se a empresa tem a exata compreensão do que é compliance em TI e de como ele é capaz de auxiliar gestores a fazerem boas escolhas, as chances de sucesso de cada investimento aumentarão exponencialmente.

A gestão de TI pode ser integrada a diversos processos do dia a dia da empresa, impedindo que ela corra riscos de vazamentos e roubo de dados ou sofra problemas de perda de integridade de informações. Assim:

  • É possível ter uma nova visão sobre o uso da TI;
  • Os profissionais podem fazer configurações mais confiáveis;
  • Boas práticas são mais bem disseminadas;
  • Mecanismos de controle se tornam mais robustos.

Como a tecnologia pode ser usada para tornar os processos de compliance mais eficazes?

Investir em TI é indispensável para que o negócio mantenha seus processos eficientes e alinhados com as expectativas do mercado. A empresa pode vincular suas estratégias de gestão e de investimentos a outras áreas, garantindo que a infraestrutura de TI ajude a companhia na manutenção de um ambiente corporativo mais robusto e seguro.

O ponto crucial, neste caso, é vincular os mecanismos usados para gerenciar os processos de compliance à forma como a tecnologia da informação é vista pelo negócio.

Por exemplo, é preciso adotar soluções de monitoramento e de controle de dados para garantir que a empresa tenha uma visão abrangente a respeito de como a infraestrutura é utilizada e da maneira como os processos de trabalho impactam no negócio.

Ou seja, a tecnologia da informação tem que ser vista como aliada da gestão das rotinas de compliance, já que fornece a base para que o fluxo de trabalho seja mais seguro e regulado. Assim sendo, a empresa se mantém alinhada com as normas de seu mercado, evitando problemas legais.

É sabido que a tecnologia da informação é importante base da sociedade e que, sem ela, atividades consideradas primordiais não seriam realizadas com tamanha facilidade.

Para que a implementação de soluções computacionais, softwares de gestão ou sistemas de trabalho não cause prejuízos para uma empresa é necessário analisar todos os impactos legais. Para prevenir problemas, é relevante que se apliquem práticas de compliance em TI. Atitudes equivocadas, em geral, colocam gestores em situações delicadas.

Além do mais, novas tecnologias surgem em velocidade cada vez maior, fazendo com que o mercado fique mais exigente em relação aos produtos e serviços, independentemente do ramo de atuação ou porte da empresa.

Nesse cenário, é essencial saber o que é compliance e qual sua relação com a TI. Com o uso cada vez maior de tecnologias disruptivas em diversas áreas das empresas, é indispensável seguir esse conceito.

Compliance em TI: o que é?

Compliance vem do inglês e pode ser traduzido como conformidade. Seu principal objetivo é atestar que a empresa cumprirá com normas reguladoras e leis adotando as melhores práticas. Isso quer dizer que a organização passará a agir de acordo com as regras definidas pelo mercado.

É uma prática voltada a ajudar na modernização dos processos, além de evitar sanções e multas. E a empresa ainda garante um posicionamento estratégico e ético, ampliando sua vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O compliance atua de modo abrangente na área da tecnologia da informação, cuidando do que é referente à transformação digital, que muitas vezes está relacionado à legislação. O compliance em TI também está relacionado à segurança dos dados e ações correlatas, como tecnologias e políticas de acesso que evitam ataques e fraudes.

Um exemplo disso é o monitoramento de e-mails, em que a responsabilidade é da empresa, de acordo com determinação judicial.

É importante ressaltar que o compliance é um dos pilares da governança corporativa que, por sua vez, trata dos métodos e políticas norteadoras do trabalho do gestor de inovação e auxilia a controlar e a planejar o uso da TI, em se tratando desse trabalho específico.

As boas práticas ajudam a enquadrar a empresa nas normas existentes. O compliance em TI refere-se ao cumprimento de determinações externas. Desta forma, são duas atividades complementares.

Para que tudo esteja em conformidade, é fundamental que a empresa esteja atenta à legislação vigente relacionada à tecnologia da informação, como por exemplo:

  • Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Marco Civil da Internet;
  • Lei do Home Office e Teletrabalho;
  • Lei de Software;
  • Provas Eletrônicas;
  • Lei de Direitos Autorais;
  • Lei Anticorrupção.

Melhores práticas de compliance em TI

Há diversas práticas que visam manter o compliance em TI. Abaixo listamos algumas:

Uso das ferramentas certas

O Cloud Computing, por exemplo, oferece soluções que reduzem os custos relacionados à cada atividade e ao trabalho das equipes.

Ferramentas que usam a computação em nuvem também facilitam a implementação do compliance, já que as normas são alteradas com frequência e esse tipo de tecnologia garante a adesão da empresa às orientações.

Cada mudança exige o desenvolvimento de novos aplicativos ou a modificação dos sistemas. Nesse sentido, o cumprimento às determinações garante menos custos e riscos.

Software As A Service (SAAS)

Esse tipo de ferramenta reforça o compliance já que cria um conjunto de dados que pode ser acessado sempre que for preciso. Assim, gestores podem consultar os requisitos necessários às normatizações, políticas de segurança, monitoramento de sistemas e indicadores de cumprimento das medidas.

Usar ferramentas para o monitoramento de TI

Elas ajudam a controlar a infraestrutura e as experiências e aplicações dos usuários. Com isso, é possível eliminar a baixa eficiência operacional e ter uma visão simplificada, o que auxilia a aumentar a produtividade e a encontrar falhas.

Desse modo, é possível manter o foco em atividades estratégicas, sem abrir mão dos serviços de sustentação da infraestrutura de TI, como ambiente de virtualização, storage, banco de dados etc. Essa é a forma de aplicar o compliance e avaliar o que realmente é relevante para o negócio.

Adotar soluções para governança corporativa

É imperativo determinar uma política voltada à governança corporativa na empresa. As falhas na TI, quando não há um programa claro, envolvem o não cumprimento de prazos, o comprometimento de orçamentos, investimentos inadequados em novas tecnologias e resultados que se distanciam do objetivo inicial.

É comum encontrar setores jurídicos e de tecnologia da informação com dificuldades relacionadas ao cumprimento de leis e normas, principalmente quando falamos de inovações e investimentos em novas ferramentas.

Por isso, é preciso ter uma base sólida em governança corporativa para adotar o compliance em TI. Ao mesmo tempo, não se pode ignorar a eficiência, a produtividade e a satisfação de todos os usuários envolvidos nos processos.

O mercado consumidor é cada vez mais exigente. Quanto mais a tecnologia evolui, mais rapidamente o que é requisitado hoje acaba se tornando obsoleto. Para garantir a proteção dos dados da empresa, satisfazer clientes e aproveitar as oportunidades de negócio, é preciso compreender o que é compliance em TI, aplicando-o da melhor maneira.

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