Planejamento Estratégico de TI

Garante que a tecnologia da informação está sendo usada a favor do negócio e ajuda a criar valor para os clientes. O processo conta com a elaboração de uma estratégia para uso da tecnologia de informação em uma organização e é por meio do planejamento que a estratégia de TI é estruturada, organizada e sistematizada.

Essa estratégia é um desdobramento do planejamento estratégico corporativo e deve estar alinhado com os valores e objetivos estratégicos da organização. Por isso, definir a estratégia da empresa e suas principais metas é o primeiro passo antes do início do processo.

Planejamento Estratégico de TI é o processo de elaborar uma estratégia para uso da tecnologia da informação em uma organização. É por meio do planejamento que a estratégia de TI é estruturada, organizada e sistematizada.

Contar com um planejamento estratégico de TI garante que a tecnologia da informação está sendo usada a favor do negócio. Além disso, ajuda a criar valor para os clientes.

O planejamento estratégico de TI é um desdobramento do planejamento estratégico corporativo. Portanto, deve estar alinhado com os valores e objetivos estratégicos da organização.

Logo, para fazer um planejamento estratégico de TI é necessário ter definido antes qual a estratégia da empresa. Isso significa elaborar uma visão de futuro e as principais metas a serem perseguidas pela organização durante um período específico.

A TI apoia os processos de negócio que compõem a organização e facilita a tomada de decisão. Nesse sentido, o planejamento estratégico visa:

  • A aproximação da TI com o negócio;
  • O desenvolvimento da maturidade da TI;
  • A mudança quanto ao papel desempenhado pela TI dentro do negócio;
  • A distribuição correta dos recursos da empresa em projetos que tragam retorno positivo.

Benefícios do Planejamento Estratégico de TI

Comunicação transparente
Com o planejamento estratégico de TI, a equipe de TI entenderá melhor qual o seu papel dentro da empresa. Portanto, os colaboradores vão se sentir mais motivados a trabalhar em prol do negócio. Isso também ajuda na percepção que a empresa tem sobre os resultados da TI.

Portanto, o planejamento estratégico de TI ajuda a trazer visibilidade para a área. Serve também como ferramenta para comunicação com a direção da empresa e para apresentar os resultados esperados com a TI. Assim é possível melhorar a governança como um todo.

Agilidade de negócio
Outra vantagem do planejamento estratégico de TI é o fato de que ele traz agilidade organizacional. Agilidade é a capacidade de as empresas responderem rapidamente às mudanças.

Nesse sentido, pensar o uso de tecnologia da informação estrategicamente torna o negócio mais ágil e resiliente. Afinal, as tecnologias facilitam a execução de processos e projetos.

Crescimento organizacional
Além de transparência na comunicação e agilidade de negócio, o planejamento estratégico de TI proporciona crescimento organizacional. Isto é, ele aumenta a competitividade da empresa.

Além disso, o planejamento estratégico de TI favorece a continuidade de negócio. Dois exemplos de ações que a TI faz para permitir essa continuidade são reinventar o modelo de negócio e proporcionar segurança da informação.

Uso correto de recursos
O planejamento estratégico de TI é uma forma interessante de as organizações se prepararem para o mercado. Ele é mais do que uma mera formalidade, pois ajuda a priorizar projetos e outras ações.

Além de, é claro, tornar a tomada de decisões mais assertiva. Dessa forma, o uso correto de recursos é algo natural e vem como consequência do planejamento estratégico de TI.

Menu