Gestão de TI (ITIL, COBIT, PDTI)

A gestão de TI, cada vez mais, tem se mostrado como um dos setores indispensáveis às empresas do futuro. Isso porque é capaz de promover a automatização de processos, a melhoria da comunicação interna e ainda fornecer maior quantidade de dados para que os gestores estejam mais bem embasados em suas decisões, contribuindo, dessa forma, para reduzir custos e aumentar a competitividade.

Não podemos deixar de frisar que a revolução digital está mudando o mundo empresarial, permitindo a criação de novos mercados e criando novas e diversas possibilidades de expansão, tanto em relação aos negócios como das bases de clientes.

Em um cenário que está sendo moldado pela transformação digital, a gestão de tecnologia da informação (TI) tem ganhado espaço e é considerada um dos setores indispensáveis aos negócios do futuro. Nessa realidade, não apenas a forma como as empresas produzem e comercializam, mas também como se relacionam com seus variados públicos, é fortemente impactada.

Sua empresa possui uma área de gestão de tecnologia da informação? Se não, continue a leitura e compreenda o porquê deste setor ser tão relevante e quais são as vantagens que ele agrega aos negócios.

E qual é a importância da gestão de TI?

A gestão de tecnologia da informação é imprescindível para a evolução da empresa. Isso porque ela é capaz de automatizar processos, melhorar a comunicação interna e ainda fornecer maior quantidade de dados para embasar a tomada de decisão dos gestores, contribuindo com a redução de custos e com o aumento da competitividade.

Não podemos deixar de frisar que a revolução digital está mudando o mundo empresarial, permitindo a criação de novos mercados e criando novas e diversas possibilidades de expansão, tanto em relação aos negócios como das bases de clientes.

Além disso, a tecnologia ainda aumentou a competitividade, tornando a inovação e a transformação digital cada vez mais necessárias.

Assim sendo, a gestão de tecnologia da informação é essencial, já que quando funciona corretamente, acaba por oferecer condições para o aumento da produtividade, a disponibilidade de serviços e várias outras vantagens.

Aumento na disponibilidade dos serviços

A gestão de TI proporciona maior disponibilidade de todo o ambiente tecnológico, ajudando-o a se tornar mais eficiente, por exemplo, ao rapidamente identificar quaisquer anomalias durante a utilização de determinados serviços. Permite, desta maneira, que as equipes responsáveis também ajam com rapidez e evitem uma parada repentina capaz de prejudicar a empresa.

Isso significa que, quando a gestão de TI é bem realizada, existe a diminuição do número de incidentes no ambiente tecnológico e a garantia de atendimentos mais eficientes, com a resolução dentro de um prazo adequado.

Mais produtividade

O aumento da produtividade é um dos maiores benefícios proporcionados pela gestão da tecnologia de informação. Ao acrescentar tecnologias que capazes de melhorar os fluxos, como os de comunicação, por exemplo, a gestão de TI acarreta um nível mais elevado de produtividade, da mesma maneira que as tecnologias certas também contribuem para uma melhor gestão do conhecimento, com melhor aproveitamento dos recursos humano.

Assim, quando todos os processos são retrabalhados e cada membro da equipe está alocado na melhor posição possível para ele, a empresa acaba agregando rapidez e eficiência em seus mais variados setores.

A tecnologia ainda auxilia a detectar os possíveis gargalos existentes na empresa para que possam ser corrigidos, tornando o negócio cada vez mais eficaz.

Diminuição de custos

Através do uso da tecnologia, os gestores têm acesso, em tempo real, a dados e informações a respeito das várias áreas do negócio. Desta forma, fica mais fácil realizar estimativas de custos e identificar meios para otimizar os recursos, sem perder em qualidade.

Mais um ponto que merece destaque é que, ao efetuar a gestão da informação, a tecnologia torna-se integrada à estrutura do negócio, promovendo a transformação digital através da automatização de processos, o que os torna mais dinâmicos e menos burocráticos.

Segurança dos dados

Principalmente após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, a segurança da informação tem sido uma das maiores preocupações das empresas. E ela é, também, um dos objetivos da gestão de TI, visto que a área utiliza tecnologia com diferentes níveis de acesso, criptografia e cloud computing. Isso significa que, com dados armazenados na nuvem, danos físicos aos computadores da empresa não colocam em risco informações e dados.

Melhora da comunicação interna

A gestão da tecnologia de informação revoluciona o fluxo de informação da empresa, melhorando a comunicação interna e permitindo que os colaboradores troquem mensagens entre si, acessem dados, informações e documentos relacionados à sua área de atuação, sempre de acordo com o nível de acesso definido pelos gestores.

A rapidez no acesso às informações também otimiza o tempo de resposta nos processos, tanto nos internos como nos externos, contribuindo com a eficiência e a produtividade da empresa como um todo.

Aumento na satisfação dos clientes

Tendo mais dados em mãos, é mais fácil para a empresa aprimorar o atendimento aos clientes, oferecendo suporte de excelência, além de promover um direcionamento mais assertivo das ações efetuadas – o que resulta em clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Abaixo listamos alguns pontos com os quais a gestão de TI colabora nesse contexto:

  • Melhora no conhecimento do perfil de consumo;
  • Otimização de pontos estratégicos e da entrega de produtos;
  • Aumento do nível de confiabilidade e da reputação de marca que possui uma estratégia voltada à segurança dos dados;
  •  Automatização dos processos que contribuem para a satisfação dos clientes;
  • Mais precisão na tomada de decisões;
  • O aumento da disponibilidade de informações torna a tomada de decisões mais estratégica e focada, trazendo resultados expressivos.

Todos estes aspectos acabam por refletir no nível de competitividade da empresa, que opera melhor, com custos menores, além de aumentar a satisfação dos clientes. Outro ponto fundamental a ser ressaltado é que os gestores passam a ter mais ferramentas para embasar suas decisões, tornando-as mais acertadas e promovendo o crescimento e a expansão do negócio.

Embora a gestão de tecnologia da informação seja essencial para os mais variados tipos de empresas, independentemente do porte e setor, alguns sinais podem indicar qual é o momento ideal para investir nela.

Baixa produtividade

Índices de produtividade baixos demonstram a necessidade de se investir em tecnologia, principalmente no que diz respeito a automatizar processos, prevenir e corrigir erros e evitar pausas na produção em períodos relevantes.

Controle de acesso deficitário

O armazenamento de documentos e dados em lugares inadequados acaba por facilitar que pessoas mal-intencionadas acessem as informações da empresa, o que é um sinal de alerta para que uma estruturação adequada com boas práticas como uso de senhas, níveis de acesso, criptografia, entre outros, seja realizada.

Departamentos não integrados

Quando os diversos departamentos da empresa não são integrados, surgem dificuldades variadas, além de maior tendência a cometer erros e menor eficiência. A gestão de TI proporciona a estruturação da parte tecnológica que facilita esse fluxo de comunicação, integrando equipes e setores.

Dificuldades na tomada de decisões

O data driven é mais um dos pontos positivos da gestão de TI, visto que a tecnologia dá aos gestores vários dados e informações essenciais sobre o negócio, facilitando estrategicamente a tomada de decisões mais assertivas.

Como é possível notar, a transformação digital já é uma realidade e a gestão da tecnologia da informação é fundamental para todas as empresas que buscam crescer e prosperar.

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