Desenvolvimento de Software

O levantamento de requisitos existe para saber quais são as reais necessidades dos clientes na hora de desenvolver um novo software.

Requisitos são condições, ou seja, exigências que determinam que o software precisará seguir determinados padrões e especificações. Podem ser requisitos funcionais (o que o software deve fazer), requisitos de usabilidade ou questões de confiabilidade, portabilidade e segurança.

Levantamento de Requisitos

O levantamento de requisitos existe para saber quais são as reais necessidades dos clientes. Requisitos são condições, ou seja, exigências que determinam que o software precisará seguir determinados padrões e especificações. Podem ser requisitos funcionais (o que o software deve fazer), requisitos de usabilidade ou questões de confiabilidade, portabilidade e segurança.

Análise de Requisitos

Após o levantamento dos requisitos, a fase seguinte consiste em avaliá-los, com o intuito de analisar a viabilidade do trabalho.

Produção

A etapa de produção pode se dividir em várias, de acordo com a complexidade do projeto e metodologia escolhida para conduzi-lo. O desenvolvimento de grandes sistemas e softwares costuma prever entregas em módulos.

As metodologias ágeis também preveem a aprovação por partes, mesmo em projetos que não são tão complexos, o que ajuda a acelerar o aprendizado, amadurecer a relação com o cliente e gerar insights valiosos para o resto do projeto.

A fase de produção pode envolver um momento de arquitetura de software, com uma apresentação abstrata da solução que será desenvolvida. Depois de aprovada essa arquitetura, parte-se para a codificação, fase na qual os desenvolvedores trabalham para dar luz ao programa.

Testes

É preciso submeter os códigos à utilização de usuários que vão testar todas suas funções. É importante testar também a usabilidade, o que deve ser feito com testadores especializados ou usuários reais.

Implementação

A implementação também pode ocorrer em diferentes fases. A depender da necessidade, pode haver sessões de treinamento para que o cliente aprenda a utilizar a solução que foi criada.

Menu