Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software

Pode parecer simples, mas o desenvolvimento de softwares deve levar em conta todos os requisitos para que o produto atinja os resultados esperados, por isso é preciso realizar um levantamento completo que identifique todas as reais necessidades do cliente.

Levantamento de Requisitos

O levantamento de requisitos existe para saber quais são as reais necessidades dos clientes. Requisitos são condições, ou seja, exigências que determinam que o software precisará seguir determinados padrões e especificações. Podem ser requisitos funcionais (o que o software deve fazer), requisitos de usabilidade ou questões de confiabilidade, portabilidade e segurança.

Levantamento de requisitos

Pode parecer simples, mas o desenvolvimento de softwares deve levar em conta todos os requisitos para que o produto atinja os resultados esperados, por isso é preciso realizar um levantamento completo que identifique todas as reais necessidades do cliente.

Estes requisitos são exigências que determinam os padrões e especificidades que o software deverá cumprir. Eles podem ser divididos em requisitos funcionais, que são os que determinam o que este software precisa e deve fazer, requisitos de usabilidade, que facilitam e tornam intuitivo todo o processo de utilização, além de requisitos de segurança, de portabilidade e de confiabilidade, entre outros.

Análise

Não basta realizar um levantamento completo dos requisitos, visto que eles também precisam ser avaliados para que seja determinada a viabilidade de todo o processo. Assim sendo, depois do levantamento dos requisitos, é necessário analisá-los de maneira detalhada, determinando, ou não, se são possíveis de serem trabalhados.

Execução

A execução do software vai depender da complexidade do projeto e da forma escolhida para que ele seja produzido. Assim sendo, quanto mais complexo, em mais etapas a execução se dará. É possível entregar tanto o produto completo como dividir a entrega em módulos, sendo que a segunda opção é a mais viável, principalmente em se tratando de grandes sistemas.

A aprovação por etapas torna as metodologias do processo de execução mais eficientes e ágeis em todos os tipos de projetos, mesmo aqueles considerados de menor complexidade. Outra vantagem da divisão em etapas é que, desta maneira, a relação com o cliente se torna mais estreita e madura, além de gerar ideias preciosas que podem ser utilizadas nas etapas seguintes.

A primeira fase de produção, dependendo do projeto, pode incluir o desenvolvimento da arquitetura do software, apresentando-o de forma genérica e abstrata. Aprovada a arquitetura, segue-se a fase da criação dos códigos, em que desenvolvedores tornam o programa palpável, trazendo-o à luz.

Etapa de testes

Uma das fases mais importantes do desenvolvimento de softwares é a etapa de testes, em que a codificação criada é submetida à utilização dos usuários que, por sua vez, devem testar cada uma de suas funcionalidades.

Tanto a aplicação prática do programa como sua usabilidade devem ser testadas, assim tanto suas funções como a facilidade em usá-las são postas à prova. Os testes, é importante ressaltar, podem ser efetuados tanto por testadores especializados como por usuários reais.

Implementação

Após finalizada a etapa de testes, quando são corrigidos possíveis erros e/ou implementadas melhorias e alterações necessárias, parte-se para a implementação do programa que, assim como na etapa de desenvolvimento, pode se dar em fases distintas. Isso vai depender da necessidade de cada um. Além disso, se preciso, é possível realizar treinamentos para que o cliente aprenda a usar a solução desenvolvida.

Menu