NOSSA HISTÓRIA

A memora

Com gestão administrativa moderna,
a Memora acumula prêmios e clientes
satisfeitos desde 1994

NOME E ESSÊNCIA

A Memora nasceu com a vocação essencial de influenciar positivamente a sociedade, sejam nossos clientes, nossos colaboradores, nossas famílias, nossa comunidade, enfim, aqueles que sejam afetados de alguma forma pela existência da Memora. Derivou dessa vocação um conceito subjetivo que nos encanta que é o de ser memorável, o qual personifica o que há de mais nobre no conjunto de valores que nos une: a transparência, a generosidade, o respeito, a responsabilidade, a confiança, o compromisso dentre outras virtudes tão essenciais para nós enquanto pessoas e para a Memora enquanto organização. Somos todos, diretores, acionistas e colaboradores, Memoráveis.

Nossa história

Pensamento sistêmico e orientado à gestão

Com essa diretriz, nos especializamos em processos organizacionais, sob a ótica da gestão, e em vários segmentos da tecnologia da informação. Construímos sólidas parcerias as quais nos permitem grande flexibilidade de ofertas ajustadas aos desafios dos nossos clientes. Em função da amplitude do portfólio dos nossos parceiros e fruto das nossas especializações, temos construído com sucesso soluções de grande valor agregado para o mercado.

A soma das competências internas, parcerias e casos de sucesso, ao longo dos anos, tem nos permitido, além da prestação de serviços especializados e da comercialização de soluções integradas de parceiros, desenvolver nossas próprias soluções.

Com destaque o Vitro, que aprimora a governança e a transparência das contratações de produtos e serviços realizadas pela Administração, e o beekme, uma solução de entrega de conteúdo digital utilizando tecnologia de microlocalização.

Valorização dos colaboradores e comunicação multilateral

Sob o aspecto da gestão interna, que reflete diretamente a nossa capacidade de atendimento, também decidimos trilhar caminhos diferentes das empresas tradicionais. Ao invés de um modelo mecanicista, com base em rígida hierarquia, relações de comando e controle, comunicações e diretrizes unilaterais (do topo para a base), optamos por um modelo biológico.

Nesse conceito, há uma valorização das pessoas que compõem a organização, permitindo um ambiente de parceria, onde o todo é maior que a soma das partes. Ao invés de uma hierarquia rígida, temos modelos que descentralizam o poder decisório e se auto-organizam em busca da melhor solução para cada situação. A comunicação é multilateral e pode fluir em qualquer direção.

A sustentação de um modelo de gestão dessa natureza implica em mudanças comportamentais e no ambiente de trabalho. No primeiro aspecto, cultivamos uma forte adesão aos valores corporativos, que foram criados de forma participativa e cuja aplicação e evolução é guardada por um grupo voluntário com participantes das diversas áreas da empresa.

Sob o aspecto físico, criamos um ambiente onde o colaborador pode conciliar suas atribuições com diversas opções de entretenimento no ambiente de trabalho, que vão desde uma partida de ping-pong até uma massagem-express. Vivemos o princípio da “liberdade com responsabilidade”!

Excelência em todas as etapas

Os resultados alcançados demonstram na prática que nossas escolhas foram acertadas. A Memora construiu um histórico de relação com o mercado, que envolve diversos clientes atendidos, e mais de 17 anos de mercado.

Recebemos ao longo dos anos vários prêmios nacionais e internacionais, que destacam a nossa performance. Estabelecemos uma filial em Goiânia e um escritório em Portugal, onde atendemos projetos continuados de serviço, bem como temos atuação em diversas outras unidades da federação.

Internamente, incentivamos um clima organizacional descontraído, com reduzido nível de stress, aliado a um alto grau de profissionalismo e comprometimento. Engajamo-nos em diversos projetos sociais, apoiando pessoas e organizações que atuam na inserção social de indivíduos carentes por meio da música, do esporte e da filantropia.

Nossa crença mais profunda é que o somatório das estratégias adotadas têm um poder de transformação social, que passa pelos nossos clientes, nossos colaboradores, nossos parceiros, as entidades filantrópicas que apoiamos e se propaga na medida em que crescemos. Junte-se a nós, conheça nosso projeto e venha viver o desafio de ter uma sociedade melhor.

Propósito

Ser útil à sociedade como agente de transformação das organizações.

Missão

Conhecer nossos clientes, construir e entregar soluções de gestão e tecnologia, que resultem na conquista de seus objetivos.

Visão

Propagar transformações digitais únicas, que ampliem a prosperidade da sociedade, com soluções genuinamente Memoráveis.

Componentes Estratégicos

Valores

-Transparência, acessibilidade e disponibilidade (“Portas abertas”);
-Pró-atividade, busca e compartilhamento do conhecimento e trabalho em equipe no enfrentamento e solução dos desafios;
-Liberdade com responsabilidade (“A peteca não cai”);
-Pessoas são importantes e merecem respostas rápidas (ninguém espera na linha);
-Selecionar, desenvolver e reter pessoas antes pelos valores, princípios, atitudes e objetivos e, só depois, pelas habilidades e conhecimentos;
-Desenvolver um ambiente que promova a realização, crescimento e aprendizado constantes da Memora;
-Relacionamentos de longo prazo;
-Ter cuidado ao criar expectativas, pois cumprimos acordos (“Promessa é dívida”);
-Nossos preços, margens e resultados devem oferecer relação entre custo e benefício igual, ou melhor, que o mercado (“Somos competitivos”);
-Respeito às diversidades.

Clientes

Prêmios

Oracle Eco-Enterprise Innovation Awards 2012

Em 2012, a Memora foi agraciada no Oracle Open World em San Francisco com o prêmio Oracle Eco-Enterprise Innovation Awards, em um projeto desenvolvido para Terracap – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal.

O Eco-Enterprise Innovation Awards é uma premiação anual da Oracle, ofertada a clientes e parceiros envolvidos em projetos de sustentabilidade, utilizando a plataforma Oracle em conjunto com suas boas práticas de preservação do meio-ambiente, reduzindo o impacto ambiental e seus custos.

O que motivou a premiação?
Em 2009 a TERRACAP iniciou a construção do Setor Habitacional Noroeste em Brasília, respeitando o Plano de Gestão Ambiental de Implantação, elaborado pela TERRACAP que visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto, bem como para o Mercado Voluntário de Carbono.

Durante a construção dos edifícios do Setor Habitacional Noroeste foram criados processos de gestão dos resíduos da construção, desviando pelo menos 50% dos resíduos dos aterros sanitários, redirecionando-os à reciclagem, reutilização ou recuperação.

Nas edificações comerciais e residenciais deve ser analisada a economicidade, sob o ponto de vista do futuro ocupante, de se utilizar a água de chuva com adequado tratamento para lavagem de pátios, lavagem de pisos, limpeza geral do condomínio e irrigação reduzindo a utilização de água potável e, por conseguinte, a necessidade de energia para tratamento e para bombeamento até o bairro.

Para tanto, a TERRACAP faz uso dos produtos Oracle para obter melhor avaliação dos impactos sobre o meio ambiente. Com o Oracle Spatial conseguimos realizar análises com base nos relacionamentos espaciais dos dados associados e analisá-los com o Oracle Business Intelligence. Além disso, todo o cadastro dos imóveis, a avaliação e as licitações são realizadas sobre tecnologia Oracle.

Lista completa dos produtos utilizados: Oracle Database Enterprise Edition, Oracle Spatial; Oracle Business Intelligence; Oracle WebLogic Suite; Oracle SOA Suite; Oracle BPM Suite.

Oracle Eco-Enterprise Innovation Awards 2012

Destaque no setor de tecnologia de Brasília

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) homenageou a Memora Processos Inovadores. O presidente da Fibra e do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Antônio Rocha, entregou ao proprietário da empresa, Jeovani Salomão, uma placa em reconhecimento aos feitos da companhia. A Memora foi agraciada nos Estados Unidos entre as 16 empresas globais do segmento merecedoras do título de parceira do ano da Oracle (Oracle Partner Network Specialized Global Awards 2010 – Middleware Parnter of the Year).

A homenagem da Fibra também significou um incentivo à inovação. O presidente Antônio Rocha ressaltou que a entidade e a própria Confederação Nacional da Indústria (CNI) estão incentivando as empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, por meio da instalação nas federações de núcleos de fomento a práticas inovadoras. Rocha também disse que o título entregue à Memora nos Estados Unidos prestigia toda a indústria brasiliense. “Desejo que esse prêmio se transforme em mais mercado. Quando uma empresa de Brasília é homenageada, é um orgulho para cidade e para Fibra”.

Destaque no setor de tecnologia de Brasília

Oracle Top Performance Award 2010

Em 2010 a Memora foi premiada pela Oracle como o Parceiro com o melhor desempenho em vendas de produtos da categoria de Middleware da América Latina e consequentemente o melhor desempenho na categoria Setor Público – “PUBLIC SECTOR”. Esse prêmio foi motivado principalmente pelo projeto de expansão do parque tecnológico do Banco do Brasil na plataforma ORACLE. O Banco do Brasil comprou softwares da Plataforma ORACLE sob a modalidade ULA – Unlimited Licence Agreement, gerando uma economia significativa sobre os investimentos em Tecnologia da Informação.

Oracle Top Performance Award 2010

Oracle Partner Network Specialized Global Award 2010

Em 2010, a Memora desenvolveu um software inovador para o Governo de Minas Gerais para controle eletrônico do recebimento de faturas emitidas por fornecedores contra o Estado. O software, que recebeu o nome de e-Fatura, compôs o portal de compras do Governo de Minas Gerais sendo desenvolvido sobre a plataforma SOA (Service Oriented Architecture) da Oracle.

Devido às características inovadoras e a capacidade de replicação do software, a Memora recebeu o Prêmio “Oracle Partner Network Specialized Global Award 2010.” Ela foi a única empresa da América Latina que recebeu essa premiação em 2010, ficando ao lado de 15 outras empresas globais como Accenture, Fujitso, Kodak, Deloite e outras.

Pelo reconhecimento referente a importância do prêmio, por ser a única empresa Brasileira a ter alcançado esse destaque internacional, recebeu também homenagem da FIBRA – Federação das Indústrias do Distrito Federal e do SINFOR – Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal.

Oracle Partner Network Specialized Global Award 2010

Prêmio SINFOR de TI

Em 2009 e 2010 a Memora foi honrada com o Prêmio SINFOR de TI, pela contribuição ao desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação no Distrito Federal.

Prêmio SINFOR de TI

Junior Achievement

Em 2010 a Memora recebeu o reconhecimento da Junior Archivement pelas ações em prol do Jovem Empreendedor. Conforme declarado no site oficial pelo presidente do conselho consultivo Jorge Gerdau, O objetivo da organização é “…despertar o espírito empreendedor nos jovens, por meio de programas práticos de educação econômica com foco em negócios…”

A Memora apóia a organização, com a crença de que desenvolver e investir em jovens empreendedores é uma das formas mais efetivas de colaborar para o futuro desses jovens e consequentemente contribuir para a melhoria da sociedade.

Junior Achievement

Junior Achievement
A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo e possui um programa de voluntariado que capacita jovens em idade escolar em empreendedorismo.

Seu objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na fase escolar, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

As atividades do projeto se desenvolvem através de programas educativos, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias.
Saiba mais.

Reciclando Sons
O Instituto Reciclando Sons (IRS) é uma organização que utiliza a música como instrumento de educação, ressocialização, inclusão social e produtiva de crianças, adolescentes, jovens e famílias.

O IRS atua na CIdade Estrutural, em Brasília-DF, desde 2001. As atividades, que buscam trazer um futuro para os atendidos através de uma tecnologia social de educação musical, acontecem na sede cultural da organização, localizada no Setor Leste da Cidade Estrutural.

Além de promover a convivência cultural produtiva saudável, o projeto envolve a comunidade local e forma músicos e educadores sociais. Todas as ações são focadas em prevenir o agravamento dos problemas de vulnerabilidade social local.
Saiba mais.

Lar dos Velhinhos
O Lar dos Velhinhos, localizado em Sobradinho, cidade perto de Brasília-DF, abriga 70 idosos excluídos sociais, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência.

O Lar é criado e mantido pela instituição Obras Assistenciais Bezerra de Menezes e possui certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, emitido pelo Governo Federal. Mais de 60 empregos diretos são gerados pelo projeto, entre cuidadores, escritório, cozinha, lavanderia, entre outros.

Também fazem parte do projeto o Centro de Atividades Francisco de Assis, que oferece atividades para idosos, pessoas em situação de risco e para a comunidade; a Oficina de Reciclagem, Reaproveitamento de Materiais e Produção de Papel Artesanal; e o Reciclando Experiências, que oferece espaço para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas trabalharem juntamente com os idosos.

O apoio da Memora é por meio de colaboradores voluntários, que ajudam com contribuições em dinheiro, produtos e serviços de voluntariado.
Saiba mais.

O presente Código de Conduta expressa o compromisso da Memora e dos Memoráveis para com o cumprimento das leis, regulamentos e normas aplicáveis às suas atividades, com o respeito ao próximo e com a postura ética que deve nortear a conduta pessoal e profissional. A prática cotidiana dos seus princípios proporcionará um processo de aprendizado contínuo, estimulando o diálogo como fator de resolução de conflitos, dilemas e dúvidas éticas que existem ou possam vir a existir no dia-a-dia profissional, levando à evolução organizacional da Memora.

A Memora sustenta seus planos de crescimento e longevidade em dois nortes estratégicos, que se complementam e se potencializam: a integridade e a prosperidade. O presente Código é um instrumento relacionado à busca intransigente da integridade, mas, foi concebido para ser também fomentador da prosperidade. Isso decorre da crença de que nosso propósito é construído sobre o alicerce das relações de confiança pautadas pelo ganha-ganha-ganha.

Faça o download do nosso código de conduta clicando aqui.

  • Estatuto Social Memora S.A - 23/12/2014

  • Ata 1ª Reunião dos Sócios - 23/12/2014

  • Ata Reeleição da Diretoria 2020

Menu