Tecnologia

Tendências de tecnologia que vão impactar o Setor Público até 2025

Nenhum comentário

Tendências de tecnologia que vão impactar o Setor Público até 2025

O Setor Público vem crescendo no meio tecnológico, de 2020 para 2021 houve um aumento de 14% na procura dos serviços online, conforme dados da TIC Domicílios. A propensão é que em 2022 o crescimento continue, tanto pela obtenção de novos hábitos quanto pela praticidade adquirida com a instauração dos serviços remotos em decorrência da pandemia – à exemplo da transferência de titulo de eleitor, que antes requeria atendimento presencial.

As grandes tendências são:

# Modernização e integração dos sistemas governamentais: com a implementação de novas tecnologias, como Inteligência artificial e cloud computing, e a ampliação de parcerias público-privadas, os sistemas de gestão ficam mais eficientes.

# Melhoraria na prestação de serviços públicos: focando no cidadão, a transformação digital torna tudo mais simples, prático, acessível e transparente.

# Participação e engajamento do cidadão: a inclusão digital e a criação de espaços que promovem o diálogo entre governo e sociedade civil tem o potencial de, através da tecnologia, fortalecer a democracia.

Perspectivas para o setor público em 2025, segundo Gartner

A previsão é que até 2025 mais de 50% das instituições governamentais vão modernizar aplicações essenciais e agilizar processo e sistemas, segundo Gartner.

Uma das tendências apontadas pelo estudo são serviços públicos hiperconectados. Ou seja, serviços públicos utilizando variadas ferramentas ou plataformas, e com extensão automatizada de processos de negócios de TI com a mínima intervenção humana.

A segunda tendência destacada é Segurança Adaptativa. Até 2025, o Gartner espera que 75% dos CIOs do setor público sejam responsáveis pela segurança de fora do ambiente da TI.

Outra aposta é no estabelecimento de métricas de engajamento para rastrear a quantidade e qualidade da participação dos cidadãos nas decisões políticas e orçamentarias até 2024.

Inteligência artificial e atendimento

A Inteligência Artificial (IA) é capaz de tornar mais ágil, perspicaz e eficiente a conclusão de trabalhos. Isso é realizado através da apresentação de recomendações, ideias e prognósticos de maneira automática, avaliando o contexto. Assim sendo, a IA auxilia gestores, equipes e colaboradores a atuar rapidamente e com maior precisão.

Em relação ao atendimento efetuado por agentes virtuais inteligentes, ele proporciona que todos os canais de relacionamento estejam online 24h por dia, sete dias por semana, antecipando problemas, automatizando ações e até mesmo oferecendo soluções.

Isso acaba resultando em melhores experiências dos usuários com o autoatendimento, visto que este está sempre online, independentemente do canal. Assim sendo, clientes e colaboradores conseguem, rapidamente, todo o necessário para atuar.

Atendentes virtuais integrados proporcionam a antecipação de problemas, a automação de ações e até mesmo a proposição de resoluções. Para ambas as partes, os fluxos de trabalho e contato podem ser iniciados com conversas dinâmicas, gerando resultados positivos ao automatizar as soluções de maneira rápida e eficaz, a qualquer tempo e em qualquer local.

Além disso, permite que sejam tomadas melhores decisões administrativas, pois confere transparência, alinhamento e conformidade em todos os níveis da organização. Pode fornecer também, em tempo real, às equipes e gestores responsáveis pelos processos informações mais assertivas relacionadas aos padrões e às tendências. Isso permite que as decisões sejam tomadas de maneira bem fundamentada , isso sem falar na possibilidade de rápida identificação de pontos de melhoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Armazenamento de Dados da Nuvem
O que é Virtualização?

Artigos Relacionados

Menu