Tecnologia

Cloud Computing – Infraestrutura na nuvem

Nenhum comentário

A Cloud Computing (computação em nuvem) vem impactando todas as áreas da infraestrutura de TI. Há algum tempo, surgiu o chamado Software as a Service, revolucionando o modelo de aquisição de licenças de software no mundo todo. Graças a ele, hoje, temos acesso a todos os programas necessários online, sem a necessidade de instalação no dispositivo.

Nos últimos anos, esse modelo evoluiu ainda mais, possibilitando ter uma estrutura de tecnologia completamente baseada em hosts e servidores externos. Agora, além do Software como Serviço, é possível contratar também a infraestrutura como serviço e a plataforma como Serviço, como explicamos adiante:

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Na infraestrutura como serviço, você tem acesso a um data center virtual, pagando de acordo com a quantidade de dados armazenados, tráfego e CPUs. Não há mais necessidade de negociar tantos componentes, como storages, switches, roteadores e firewalls, pois tudo está incluso na infraestrutura
virtual. Normalmente, é cobrada uma taxa mensal ou anual, conforme o período contratado. É o modelo ideal para organizações do setor público, que armazenam grandes volumes de dados.

PaaS (Plataforma como Serviço)

A comercialização da plataforma como serviço segue o mesmo padrão, sendo voltada a empresas que necessitem desenvolver aplicações em ambiente externo.
A plataforma oferece todos os recursos necessários para o desenvolvedor, como infraestrutura, softwares e licenças de uso, tornando o trabalho muito mais fácil.

Como é possível notar, a adoção do modelo de infraestrutura em nuvem é o melhor caminho para otimizar recursos de TI, trazendo, ainda, as seguintes
vantagens:

⦿ Disponibilidade de acesso

Como o software não é instalado em nenhuma máquina, você não precisa se preocupar com o espaço disponível ou com panes no hardware. Suas informações estarão seguras e disponíveis sempre que você desejar.

⦿ Atualizações constantes

Nesse modelo de uso, as atualizações são baixadas automaticamente, fazendo com que você tenha um sistema sempre atualizado e sem falhas.

⦿ Redução de custos

Atualmente, os serviços de Cloud Computing são comercializados por modelo de assinatura, o que diminui os custos com licenças. Da mesma forma, os gastos relativos à infraestrutura de TI e manutenção também serão reduzidos, uma vez que os dados e aplicações não precisam mais ser armazenados no hardware.

A Memora Processos Inovadores possui alianças estratégicas que possibilitam as melhores soluções para a sua empresa. Converse com os nossos especialistas e saiba mais como podemos ajudar a sua empresa na transformação digital.

Quer saber mais sobre infraestrutura em nuvem? Assista a série especial que preparamos para você.

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Importância da Linguagem na Transformação Digital
Virtualização – O que é e quais são os benefícios

Artigos Relacionados

Menu