Expansão e Aquisição de Licenças de Uso da Plataforma ARIS, implantação e estruturação do escritório de processamento da CAESB
Fase 01
Conhecer
A Assessoria de Tecnologia da Informação – PRT da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB é uma unidade de assessoramento, subordinada diretamente à Presidência da CAESB.
A PRT é responsável por dirigir, coordenar e controlar a execução de toda a política de TI da organização. Para isso, ela conta com quatro Coordenadorias, entre elas a Coordenadoria de Informatização de Processos Institucionais – PRTP que tem por objetivo institucionalizar diretrizes e procedimentos para disciplinar a Gestão de Processos na Caesb, promovendo a permanente busca da qualidade, conduzindo a Caesb ao caminho da excelência gerencial.
Fase 02
Construir
Em 2011, houve a contratação de serviços especializados de Tecnologia da Informação (TI), em consonância com o crescimento das ações da coordenadoria. De acordo com os modelos de melhores práticas e com controle por Acordo de Nível de Serviço (SLA) em apoio à CAESB, a equipe de TI foi dividida em três lotes:
- Expansão e Aquisição de Licenças de Uso de Softwares da Plataforma ARIS: Fornecimento, instalação e customização de ferramenta de mapeamento e redesenho de processos, com notação BPMN, com a entrega das respectivas mídias e manuais.
- Implantação e Estruturação do Escritório de Processos da CAESB: Estruturação e implantação de Escritório de Processos visando gestar o mapeamento e redesenho dos processos hoje existentes na CAESB, assim como a manutenção da base de dados gerada.
- Serviços de Suporte Especializado para Modelagem, Diagnóstico e Redesenho de Processos utilizando a ferramenta ARIS e Manutenção do Escritório de Processos: Serviços de Mapeamento e Redesenho de Processos, prestados sob demanda, executados por meio das etapas: Iniciativas de transformação organizacional pela Gestão de Processos; Suporte à modelagem dos processos de negócios na fase AS IS; Suporte à modelagem dos processos de negócios na fase TO BE; Plano de Transformação Organizacional na fase AS IS; Plano de Transformação Organizacional na fase TO BE; e Gerência do projeto.
A estratégia de adoção de Acordos de Nível de Serviço (SLA) é vinculada às Ordens de Serviço, no qual foram delineadas a partir de uma visão focada em resultados. A solução proposta pela Memora foi pensada para:
- Aumentar o comprometimento das partes envolvidas na prestação de serviços (usuário e equipe técnica);
- Melhorar a disseminação da informação relacionada aos produtos e serviços demandados nos diversos níveis organizacionais (horizontal e vertical);
- Definir claramente os objetivos, produtos, prazos, custo, padrões de qualidade, responsabilidades, indicadores de desempenho; e
- Garantir a identificação dos pontos de alerta e adoção de ações preventivas e/ou corretivas em tempo hábil.
Fase 03
Entregar
O foco principal da equipe da Memora, por meio de profissionais especializados em conjunto com a PRTP, foi a definição de responsabilidades no mapeamento e redesenho dos processos da empresa.
Também foram definidas as posteriores atualizações e manutenções, garantindo a continuação do trabalho desenvolvido. Apoiar o processo decisório das diversas instâncias organizacionais na escolha e desenvolvimento de novos serviços resultantes das ações de modernização e da revisão dos processos modelados e redesenhados, bem como possibilitar a Gestão por Processos no ambiente corporativo, também estão dentro das melhorias.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- ARIS Server 7.2
- ARIS Publisher 7.2
- ARIS Business Architect 7.2
- ARIS Business Designer 7.2
- ARIS BSC 7.2
- Notação EPC
- Notação BPMN
Alianças envolvidas