Desenvolvimento de Software para Controlar os Faturamentos do Estado de Minas Gerais para a SEPLAG/MG (eFatura)
Fase 01
Conhecer
Atualmente o processo de compras públicas do estado de Minas Gerais não é bem definido seguindo fluxos variados dependendo da origem ou tipo da Nota Fiscal. Essa lacuna pode causar problemas na execução (não conformidades) e controle (falta de padronização) da etapa entre o empenho e recepção dos bens e serviços contratados.
Fase 02
Construir
A Memora – participante do Consórcio reunido para resolver o problema – redesenhou o e construiu o novo processo de faturamento. O desenvolvimento do projeto envolveu a modelagem do processo de negócio, projeto lógico, projeto físico, construção de serviços e integrações e a construção de aplicação web em Arquitetura Orientada a Serviços – SOA.
Criou-se um Consórcio para resolver o problema junto à Memora, que redesenhou e construiu o novo processo de faturamento. O novo projeto envolveu a modelagem do processo de negócio, projeto lógico, projeto físico, construção de serviços e integrações e a construção de aplicação web em Arquitetura Orientada a Serviços – SOA.
Fase 03
Entregar
A definição do processo permite que as Notas Fiscais eletrônicas e físicas sejam tratadas em um mesmo contexto possibilitando a geração de informações gerenciais integradas. Com a padronização do processo de faturamento possibilitando a validação prévia das entregas, erros operacionais são evitados, prevenindo possíveis fraudes.
A automação do processo de faturamento possibilita também maior facilidade, transparência e eficiência na formalização da entrega dos produtos fornecidos para o estado de Minas Gerais.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- Banco de Dados Oracle 9i
- Oracle App Server 10.1.3.4
- Oracle SOA Suite BPEL Process Manager 10.1.3.4
- JDevelper 10.1.3.4.0
- Oracle BPA
- Oracle ADF
- Oracle BAM
Alianças envolvidas