Automação da Cobrança de Multas de Trânsito

Fase 01

Conhecer

Responsável por administrar e fiscalizar o trânsito de veículos e a formação de condutores, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), apresentava alto índice de inadimplência com entidades governamentais e dificuldade de gestão do processo arrecadatório.

Ao todo, a entidade somava mais de 1 milhão e duzentos mil inadimplentes, resultando em um montante de mais de 2 bilhões de reais em multas e licenciamentos a serem arrecadados em atraso.

Fase 02

Construir

Para reverter esse cenário, a Memora propôs o mapeamento, otimização e automação do processo de inscrição e gestão da dívida ativa. A solução abrange atividades desde a análise dos dados de inadimplência até a geração de informações estratégicas, atendendo às leis vigentes no estado.

Fase 03

Entregar

Com foco em Gerenciamento de Processos, gestão de mudança e melhoria contínua, a Memora implementou os novos processos em três meses. A solução consistiu em apresentar indicadores estratégicos em tempo real com seleção automática dos devedores.

Essa integração automatizada conversa com todos os órgãos participantes do processo, CORREIOS, Diário Oficial, Cartórios de Protesto, Análise de recursos e Inscrição em Dívida ativa, resultando na geração de documentação exigida pela legislação.

Resultados alcançados

A solução aumentou a eficiência operacional e gerou mais consistência nos processos, redução no nível de inadimplência, redução da complexidade do negócio e retorno do investimento em curto prazo. Retorno esse que somou um montante de 9 bilhões de reais para o DETRAN-GO em 120 dias.

Veja também outros cases similares

Menu