Otimização do Processo de Gestão de Convênios do Ministério do Turismo, implantação do Escritório de Processos e da Solução de Arquitetura Empresarial
Fase 01
Conhecer
No cumprimento dos seus deveres e no fortalecimento do desenvolvimento nacional, a União atua na concepção de programas de governo e na disponibilização de recursos financeiros para a execução e implementação das ações previstas nos programas.
A fim de garantir a legalidade e a efetividade na aplicação dos recursos financeiros públicos, o controle da descentralização e da transferência dos recursos públicos se firma como um desafio constante e uma meta a ser cumprida pelos órgãos descentralizadores.
Fase 02
Construir
Para auxiliar o Ministério do Turismo a gerenciar seus programas de transferências voluntárias, a Memora desenvolveu um Projeto de Avaliação da Estrutura de Convênios (Transferência Voluntária de Recursos) que diagnosticou e propôs soluções para a modernização dos processos e da estrutura organizacional de convênios.
O projeto de Consultoria trabalhou a Estrutura Organizacional, a Cadeia de Valor e os Processos de Gestão Convênios. Propondo um modelo de referência para a execução de convênios, os processos de trabalho passaram a se adaptar aos requisitos previstos pelos órgãos de controle e planejamento do Governo Federal.
A nova estrutura organizacional promoveu a fluidez da celebração e fiscalização dos convênios recebedores de recursos públicos federais do Turismo. Maior transparência, controle e eficiência na execução dos convênios são algumas das mudanças vindas da nova implementação no Ministério do Turismo, contribuindo positivamente com a sociedade e o poder público federal.
A Memora e a CGTI (Coordenação Geral de Tecnologia da Informação) uniram esforços para implantar um Núcleo de Processos na coordenação, além da Avaliação da Estrutura de Convênios. O escritório de processos foi implantado com sucesso em apenas quatro semanas, adotando a solução ARIS e a metodologia AVE como métodos de referência.
Fase 03
Entregar
Na última etapa do projeto, com o desafio de criar uma solução que permita a visão integrada de negócios e TI nas mãos ,a CGTI e a Memora utilizaram a plataforma ARIS para implantar a solução de Arquitetura Empresarial na coordenação.
A solução visou utilizar a plataforma ARIS como ferramenta de arquitetura para mapear os relacionamentos entre a estratégia e ativos de TI com a visão de processos de negócios. Como ferramenta para análise de impacto e mudanças na arquitetura de TI, em nível tático, foram customizados relatórios para utilização da Arquitetura Empresarial.
A EA na CGTI proporcionou uma maior integração entre os processos de negócios e a arquitetura de TI (objetivos, iniciativas, sistemas, equipamentos, serviços de TI), sendo a solução adotada uma importante ferramenta para auxiliar na construção de PDTIs do Ministério do Turismo e para apoiar a implantação dos processos de governança de TI.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- ARIS IT Architect 7.1
- ARIS Business Architect 7.1
Alianças envolvidas