Redesenho de Processos e Estrutura Organizacional do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM-GO
Fase 01
Conhecer
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás tinha o desafio de modernizar e otimizar seus processos de negócios e contratou a Memora para essa missão.
O projeto envolvia a avaliação da situação atual dos seus processos, da sua estrutura organizacional, das competências necessárias para execução dos processos de trabalho e a proposição de melhorias abrangendo todos estes elementos organizacionais.
Fase 02
Construir
A Memora realizou um diagnóstico e identificou que havia uma elevada quantidade de processos físicos (documentos) em análise, provocado pelo trâmite moroso, excesso de retrabalho e sombreamento de atividades das unidades organizacionais.
Então, a Consultoria realizou o mapeamento e redesenho dos processos, avaliou e propôs novos modelos de estruturas organizacionais, delineou as competências para as áreas e processos, além de Planejar a implantação das mudanças sugeridas.
Fase 03
Entregar
A Consultoria padronizou e integrou rotinas de trabalho, eliminou atividades que não agregavam valor e reestruturou a arquitetura organizacional, seguindo as diretrizes definidas pela casa para cada fase de redesenho de processos.
Resultados alcançados
- O ciclo de apuração dos processos jurídicos de denúncias diminuiu em 4 meses, através da otimização do trâmite processual, reduzindo o prazo de resposta à sociedade;
- Redução no tempo de execução dos processos operacionais da casa, que totalizam ganhos em tempo de aproximadamente 1.550 dias por ano;
- Criação da unidade organizacional de Auditoria de Recursos Jurídicos, que absorverão aproximadamente 11 mil horas de trabalho por ano, desafogando as auditorias especializadas.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- ARIS Business Architect 7.02
- ARIS Business Architect 7.1
Alianças envolvidas