Modelagem e Redesenho dos Processos de Negócio da Secretaria de Estado de Trabalho – SETRAB/GDF
Fase 01
Conhecer
As mudanças permitiram o registro do conhecimento dos processos de trabalho executados pelos servidores, minimizando o impacto da perda de conhecimento com a saída de pessoas da instituição.
A equipe da Memora foi constituída por profissionais de gerenciamento de projetos e de modelagem de processos. Foram utilizados os modelos de referência PMBoK e BPM e a ferramenta de modelagem ARIS para realização dos trabalhos.
Fase 02
Construir
A Memora – participante do Consórcio reunido para resolver o problema – redesenhou o e construiu o novo processo de faturamento. O desenvolvimento do projeto envolveu a modelagem do processo de negócio, projeto lógico, projeto físico, construção de serviços e integrações e a construção de aplicação web em Arquitetura Orientada a Serviços – SOA.
Criou-se um Consórcio para resolver o problema junto à Memora, que redesenhou e construiu o novo processo de faturamento. O novo projeto envolveu a modelagem do processo de negócio, projeto lógico, projeto físico, construção de serviços e integrações e a construção de aplicação web em Arquitetura Orientada a Serviços – SOA.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- PMBok
- BPM
- ARIS Server
Alianças envolvidas