Modelagem dos macro-processos da Urbeluz
Fase 01
Conhecer
A Urbeluz é uma companhia privada, especializada no planejamento e na execução de projetos que visam o gerenciamento e o uso racional da energia elétrica, sediada na capital paulista.
A companhia identificou a necessidade de padronizar seus processos a fim de permitir a sua otimização e a racionalização dos recursos, principalmente devido a seus diversos projetos, com equipes e em localidades distintas.
Para isso foi contratada a Memora e o projeto contemplou o mapeamento da cadeia de valor agregado – VAC, priorização e modelagem de processos.
Fase 02
Construir
A reestruturação dos processos gerou diversos benefícios, como o fortalecimento da cultura de processos, a obtenção do consenso sobre o “melhor” processo, a transparência dos processos a todos os envolvidos e alinhamento entre as diversas iniciativas internas da empresa (Qualidade, Processos e Desenvolvimento de Sistemas).
Fase 03
Entregar
As mudanças permitiram à Urbeluz otimizar e institucionalizar os processos, garantindo a racionalização dos custos e funcionamento de maneira mais transparente, eficiente e eficaz. Esses resultados permitiram um melhor entendimento e padronização de atividades ligadas aos negócios, elucidando foco de atuação e organização para aumento de produtividade nas propostas e projetos.
Para a execução do projeto, a Memora utilizou consultores metodológicos especializados em Gerência de Projetos (PMP) e solução de mapeamento de processos (ferramenta ARIS, metodologias BPI e AVE).
Ferramentas, métodos e tecnologias
- ARIS Server
- BPI
- AVE
- PMBok
Alianças envolvidas
Elastic Search – Análise, busca de dados e segurança
IBM
InterSystems
Mobileum
Brisk
VMware
Servicenow
Red Hat
Digital Path
Veja também outros cases similares