MDSA – Bolsa Família e Indicadores de desempenho do programa
Fase 01
Conhecer
O Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) é responsável pelo Bolsa Família, programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país. O programa contempla famílias com renda familiar per capita inferior a 85 reais mensais e beneficia, atualmente, cerca de 13,9 milhões de famílias, abrangendo mais de 50 milhões de pessoas.
Entretanto, o gerenciamento do programa apresentava papéis e responsabilidades pouco claros, alocação de pessoal não baseada em competências, baixa efetividade da gestão e da operação e processos pouco estruturados.
Fase 02
Construir
O MDSA contratou a Memora para elaborar um mapeamento em todo o Bolsa Família, resultando em análise, redesenho, indicadores de desempenho e manual operacional dos processos priorizados do Departamento de Benefícios do Programa Bolsa Família.
Fase 03
Entregar
Com a implantação da reestruturação organizacional baseada em processos e da equipe especializada (PMP e CBPP), 35 processos foram melhorados em oito meses de trabalho. Com comprometimento, foco no resultado e modernização da Gestão dos Benefícios do Programa Bolsa Família, aumentou-se a análise de tendência e a previsibilidade de fraudes.
Resultados alcançados
- Readequação dos procedimentos para administração dos benefícios do programa;
- Adoção de tecnologias para redução do trabalho manual;
- Reestruturação da administração de bases e arquivos do programa;
- Readequação dos procedimentos para definição do calendário operacional e de gestão, com redução da execução do processo de 6 para 2 meses;
- Estruturação do planejamento e monitoramento das ações do Departamento de Benefícios;
- Centralização da distribuição das demandas;
- Reestruturação organizacional baseada em processos com 90% de aprovação da equipe.
Veja também outros cases similares