Implementação do Núcleo de Gestão Estratégica no DETRAN-GO

Fase 01

Conhecer

A Memora foi desafiada a fornecer, implantar e capacitar os servidores na solução de Business Process Analysis – BPA, além de executar serviços de operação assistida no uso da solução para a melhoria da gestão organizacional e implantação do Núcleo de Gestão Estratégica no DETRAN-GO.

Fase 02

Entregar

  • Estruturação da arquitetura corporativa e cadeia de valor agregado:
    • A Arquitetura Corporativa e Cadeia de Valor Agregado são instrumentos gerenciais imprescindíveis à tomada de decisões assertivas e fornecem informações gerenciais estruturadas.
  • Implantação do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE): 
    • Estruturar o modelo de operação do NGE, pautado pela conformidade legal, isonomia e economicidade dos processos organizacionais do DETRAN, sendo assim um propulsor de resultados na autarquia.
  • Melhoria da efetividade na gestão de contratos e convênios: 
    • Estruturação e sistematização do modelo de operação de contratos e convênios de modo a mitigar os riscos e perda de prazos contratuais, bem como evitar a descontinuidade de contratos que são de suma importância para os serviços prestados aos cidadãos, tais como Correios para envio de comunicados entre o DETRAN e seus usuários.
  • Melhoria da efetividade da gestão da ouvidoria: 
    • Maior celeridade e produtividade nos atendimentos das demandas recebidas. A solução adotada compreendeu a estruturação do processo, o que definiu com clareza os papéis e as responsabilidades envolvidas, garantindo a correta distribuição e tratamento das demandas.
  • Documentação, padronização e melhoria da gestão financeira, orçamentária e contábil: 
    • Melhoria da gestão orçamentária do DETRAN com melhor previsibilidade e aproveitamento dos recursos. A partir dos dados disponibilizados pelo portal da transparência do Estado de Goiás, a autarquia, no último ano, conseguiu o alinhamento entre os valores autorizados, empenhados e pagos.
  • Melhoria da efetividade em gerenciar estatísticas de trânsito: 
    • Estruturação do modelo de operação da Gestão da Estatística de trânsito do DETRAN GO, visando a padronização da coleta e tratamento dos dados estatísticos, proporcionando ao DETRAN GO um modelo de operação de gestão estratégica que desenvolva pesquisas e estudos que culmine em ações e campanhas de conscientização no trânsito para os cidadãos.
  • Avaliação da jornada do cidadão no disque Detran 154: 
    • Coleta, tratamento e apontamentos de melhoria nos processos de atendimento ao usuário no Disque DETRAN por meio do mapa da jornada do cliente. Consolidação de resultados para subsidiar o melhor atendimento ao usuário.
  • Gestão de leilão e baixa: 
    • Documentação, melhoria, padronização e preparação dos processos para a automação e desenvolvimento de aplicações de suporte ao leilão e baixa de veículos, de maneira a reaver débitos e impostos, bem como obter dados para a obtenção de receitas.
  • Melhoria da efetividade da gestão da gerência de credenciamento e controle: 
      • Atendimento aos apontamentos interpostos pela Controladoria Geral do Estado de Goiás, estruturando o processo de credenciamento de clínicas médicas e psicológicas padronizado em consonância ao Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução Nº425/12 do CONTRAN.
      • Revisão do normativo que suporta a execução do processo e a identificação dos riscos direcionados a execução do processo
  • Melhoria da maturidade em gestão do órgão: 
    • Documentação de 100 processos (situação atual e redesenho) que perpassam 12 Áreas,  pautados em padronização de atividades, racionalização do trabalho, transparência, agilidade na execução, monitoramento e gestão dos processos. 

Resultados alcançados

  • Estruturação da arquitetura corporativa e cadeia de valor agregado: 
    • Ambas colaboram para a melhoria na integração das áreas e fornecem visão estruturada de entregas e resultados.
  • Implantação do núcleo de gestão estratégica – NGE:
    • Eficiência e economicidade na execução das atividades organizacionais.
  • Melhoria da efetividade na gestão de contratos e convênios:
    • Mitigação dos riscos de perdas de prazos contratuais em 80%. 
  • Melhoria da efetividade da gestão da ouvidoria:
    • Aumento de produtividade e resolução das manifestações em 400%;
    • Resposta de 98% das manifestações imputadas.
  • Documentação, padronização e melhoria da gestão financeira, orçamentária e contábil:
    • Avanço na gestão financeira, orçamentária e contábil em comparação aos anos anteriores.
  • Melhoria da efetividade em gerenciar estatísticas de trânsito:
    • Planos de ação e campanhas para redução de acidentes de trânsito efetivos.
  • Avaliação da jornada do cidadão no disque Detran 154:
    • Melhoria do atendimento ao usuário.
  • Gestão de leilão e baixa:
    • Redução de custos relativos ao tempo de permanência dos veículos nos pátios;
    • Aumento de receitas com melhor avaliação financeira dos veículos;
    • Transparência do processo de Leilão; 
    • Redução das ações judiciais.
  • Melhoria da efetividade da gestão da gerência de credenciamento e controle:
    • Padronização e definição clara de papéis em atendimento a órgão de Controle.
  • Melhoria da maturidade em gestão do órgão:
    • Adequação dos processos às normas e legislação vigente, como Credenciamento, Leilão, Orçamento, Finanças e Contabilidade.

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