Tecnologia

Virtualização – O que é e quais são os benefícios

Nenhum comentário

O QUE É VIRTUALIZAÇÃO

A globalização e o crescimento das organizações exigem a aplicação de formas rápidas, práticas e seguras para o compartilhamento e armazenamento de informação.

Diante desse cenário surge a virtualização, uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados a partir de um único sistema de hardware físico.

Como uma vida útil de longo prazo, a virtualização possibilita a entrega de recursos em pacotes a usuários específicos para determinadas finalidades.

Atualmente, os softwares de virtualização incluem a execução em um servidor x86 ou em um desktop, para criar ou gerenciar um ambiente virtualizado específico, contemplando a infraestrutura de virtualização de servidores; gerenciamento de virtualização de servidores e hosted virtual desktop HVD; virtualização de aplicativos; entre outros.

O software de virtualização de servidores é capaz de executar independentemente um do outro, em uma mesma máquina em um datacenter, vários sistemas operacionais. Isso permite a redução da necessidade de mais sistemas de hardware físico, aumentando a eficiência e diminuindo os custos do servidor.

BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO

A virtualização permite o particionamento de recursos de servidores físicos entre vários sistemas operacionais, que executam simultaneamente em uma mesma máquina física.

A disponibilização de parte desses recursos é feita por meio do uso de Máquinas Virtuais (VMs – Virtual Machines) que, por meio de uma instância de um SO (Sistema Operacional), são capazes de acessar os recursos físicos do computador de modo transparente ao usuário. É definida como uma duplicata isolada e eficiente de uma máquina real.

Em ambientes virtualizados, além da presença do SO que é executado diretamente sobre hardware físico (SO hospedeiro), VMs e SOs executados sobre hardwares virtuais (SOs hóspedes ou visitantes), existe o monitor de máquinas virtuais (VMM – Virtual Machine Monitor).

O VMM implementa uma camada de software com o encargo de fazer o escalonamento e o tratamento de instruções destas VMs. O VMM também é responsável por fornecer ao SO visitante a abstração de VM.

BENEFÍCIOS

VMware vSphere 7 Enterprise Plus

Diante de diferentes necessidades de suporte e segurança, a MEMORA em parceria com a VMware oferece o VMware vSphere 7 Enterprise Plus, uma plataforma de virtualização da camada de processamento líder do setor e sua primeira etapa para a modernização de aplicativos.

O VMware vSphere oferece o hipervisor, além de funcionalidades de movimentação de máquinas virtuais, alta tolerância a falhas, proteção a dados, políticas de segurança, mecanismos de backup, HA, encriptação, containers e extensões para BigData.

Reprojetado com Kubernetes nativo — uma plataforma de orquestração de contêiner de código aberto que permite a operação de uma estrutura elástica de servidor da Web para aplicativos em nuvem — o vSphere 7 Enterprise Plus tem permitido a modernização de mais de 70 milhões de cargas de trabalho.

Agora, com o vSphere com Tanzu, os aplicativos modernos em contêineres podem ser executados junto com a virtualização de aplicativos corporativos existentes de maneira simples e unificada, eliminando a deficiência entre as operações de TI e os desenvolvedores, com um novo tipo de infraestrutura para aplicativos modernos nativos de nuvem, tanto no local quanto em nuvens públicas.

Uma infraestrutura pronta para o desenvolvedor. Em até uma hora são adicionados Kubernetes de nível empresarial na infraestrutura existente usando o novo vSphere com Tanzu. Permite o alinhamento das equipes de DevOps e TI e simplifica as operações de nuvem.

Permite o dimensionamento da infraestrutura vSphere para suportar 50% mais hosts por cluster, com VMs Monster líderes do setor desenvolvidas para SAP HANA, Epic Operational Databases entre outros.

Fornece infraestrutura de IA/ML usando GPUs, simplificando atualizações de software, aplicações de patches e atualizações de firmware e protegendo sua infraestrutura em nuvem híbrida com segurança intrínseca.

O VMware vSphere 7 Enterprise Plus é utilizado por diversos órgãos e entidades da Administração Pública e é entregue pronto ao desenvolvedor:

  • Integração com a infraestrutura vSphere existente dentro de uma hora;
  • O serviço TKG permite autoatendimento provisionamento de clusters Kubernetes dentro de alguns minutos, simplificado operações de cargas de trabalho nativas da nuvem;
  • Gerenciamento focado em aplicativos que permite aos administradores de TI implementarem políticas para namespaces e gerenciar o acesso e alocação de cotas para desenvolvedores.

Escala sem compromisso

Melhoria na escala para as VMs Monster, aumentando a escala a 24 TB e oferecendo suporte até 768 vCPUs, além de suportar até 96 ​​hosts por cluster.

Aumento da infraestrutura e segurança de dados

É mais fácil habilitar a criptografia e segurança avançada com o vSphere Native Key Provider. Contêineres confidenciais para vSphere Pods em sistemas AMD protegem aplicativos modernos em uso e o vSphere Product Audit Guides & FIPS garante a conformidade de acordo com as exigências de auditorias.

Operações mais simples

O vSphere Ideas® permite a captação de feedbacks de clientes e solicitação de suporte e com o vCenter Connect® é possível gerenciar dentro e fora das instalações (nuvem provedores) servidores usando uma única interface.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS A SEREM ALCANÇADOS

Pretende-se alcançar os seguintes resultados e benefícios:

  • Economia no valor da contratação em função do ganho de escala da compra centralizada;
  • Eficiência com a redução do custo administrativo processual em função da redução da fragmentação de processos licitatórios;
  • Efetividade com a padronização dos serviços e aumento da qualidade das especificações técnicas;
  • Eficácia com atendimento das necessidades de diversas instituições que cadastraram suas necessidades de contratação de licenças de software de virtualização.

SOBRE NÓS A MEMORA

 A MEMORA — Processos Inovadores possui mais de 300 casos de sucesso no Setor Público com a utilização de conceitos, métodos e soluções de modernização da gestão. Em 17 anos de trajetória focada na transformação digital de serviços, viabilizamos segurança, agilidade e rapidez tanto aos nossos clientes quanto aos clientes dos nossos clientes.

Ou seja, o impacto que geramos nas empresas que atendemos é sentido em todo o ciclo de vida da instituição, do funcionário ao utilizador.

Com o desenvolvimento de plataformas capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão de seus líderes — como a criação de painéis analíticos com indicadores que avaliam performance —, disponibilizamos as facilidades que a tecnologia pode proporcionar, para promover a inovação tecnológica nas instituições.

Com visão estratégica e um corpo técnico experiente — com certificações internacionais e alinhado nos requisitos de gestão BPM —, utilizamos diversas metodologias que avaliam e validam a experiência do cliente na utilização do serviço.

Setor Público 

A Memora têm ata de registro de preço disponível no mercado. Entre em contato conosco.

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Metaverso – O novo universo
Armazenamento de Dados da Nuvem

Artigos Relacionados

Tecnologia

O que é Virtualização?

O que é a Virtualização – Tipos e benefícios A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento…
0
Menu