Expansão e Aquisição de Licenças de Uso da Plataforma ARIS, implantação e estruturação do escritório de processamento da CAESB

Fase 01

Conhecer

A Assessoria de Tecnologia da Informação – PRT da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB é uma unidade de assessoramento, subordinada diretamente à Presidência da CAESB.

A PRT é responsável por dirigir, coordenar e controlar a execução de toda a política de TI da organização. Para isso, ela conta com quatro Coordenadorias, entre elas a Coordenadoria de Informatização de Processos Institucionais – PRTP que tem por objetivo institucionalizar diretrizes e procedimentos para disciplinar a Gestão de Processos na Caesb, promovendo a permanente busca da qualidade, conduzindo a Caesb ao caminho da excelência gerencial.

Fase 02

Construir

Em 2011, houve a contratação de serviços especializados de Tecnologia da Informação (TI), em consonância com o crescimento das ações da coordenadoria. De acordo com os modelos de melhores práticas e com controle por Acordo de Nível de Serviço (SLA) em apoio à CAESB, a equipe de TI foi dividida em três lotes:

  • Expansão e Aquisição de Licenças de Uso de Softwares da Plataforma ARIS: Fornecimento, instalação e customização de ferramenta de mapeamento e redesenho de processos, com notação BPMN, com a entrega das respectivas mídias e manuais.
  • Implantação e Estruturação do Escritório de Processos da CAESB: Estruturação e implantação de Escritório de Processos visando gestar o mapeamento e redesenho dos processos hoje existentes na CAESB, assim como a manutenção da base de dados gerada.
  • Serviços de Suporte Especializado para Modelagem, Diagnóstico e Redesenho de Processos utilizando a ferramenta ARIS e Manutenção do Escritório de Processos: Serviços de Mapeamento e Redesenho de Processos, prestados sob demanda, executados por meio das etapas: Iniciativas de transformação organizacional pela Gestão de Processos; Suporte à modelagem dos processos de negócios na fase AS IS; Suporte à modelagem dos processos de negócios na fase TO BE; Plano de Transformação Organizacional na fase AS IS; Plano de Transformação Organizacional na fase TO BE; e Gerência do projeto.

A estratégia de adoção de Acordos de Nível de Serviço (SLA) é vinculada às Ordens de Serviço, no qual foram delineadas a partir de uma visão focada em resultados. A solução proposta pela Memora foi pensada para:

  • Aumentar o comprometimento das partes envolvidas na prestação de serviços (usuário e equipe técnica);
  • Melhorar a disseminação da informação relacionada aos produtos e serviços demandados nos diversos níveis organizacionais (horizontal e vertical);
  • Definir claramente os objetivos, produtos, prazos, custo, padrões de qualidade, responsabilidades, indicadores de desempenho; e
  • Garantir a identificação dos pontos de alerta e adoção de ações preventivas e/ou corretivas em tempo hábil.

Fase 03

Entregar

O foco principal da equipe da Memora, por meio de profissionais especializados em conjunto com a PRTP, foi a definição de responsabilidades no mapeamento e redesenho dos processos da empresa.

Também foram definidas as posteriores atualizações e manutenções, garantindo a continuação do trabalho desenvolvido. Apoiar o processo decisório das diversas instâncias organizacionais na escolha e desenvolvimento de novos serviços resultantes das ações de modernização e da revisão dos processos modelados e redesenhados, bem como possibilitar a Gestão por Processos no ambiente corporativo, também estão dentro das melhorias.

Ferramentas, métodos e tecnologias

  • ARIS Server 7.2
  • ARIS Publisher 7.2
  • ARIS Business Architect 7.2
  • ARIS Business Designer 7.2
  • ARIS BSC 7.2
  • Notação EPC
  • Notação BPMN

Alianças envolvidas

IBM
IBM A IBM oferece um extenso portfólio de serviços de tecnologia, softwares de colaboração e análise preditiva, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas, além dos mais avançados servidores e supercomputadores do…
mais informações sobre o parceiro
InterSystems
InterSystems A InterSystems possui plataforma de dados e soluções que auxiliam no processo de tomada de decisão de modo confiável, intuitivo e escalonável. A empresa tem reconhecimento da indústria global,…
mais informações sobre o parceiro
Mobileum
A Mobileum é fornecedora líder de análises de telecomunicações para roaming, segurança e gerenciamento de risco e soluções de teste doméstico e de roaming ponta a ponta. Mais de 900…
mais informações sobre o parceiro
Brisk
Solução que integra a estratégia do negócio aos seus projetos e processos. Alinhado com as principais tendências de gestão de negócios e projetos, o Brisk PPM é uma solução que…
mais informações sobre o parceiro
VMware
A VMware oferece melhores experiências aos seus clientes e permite que os funcionários trabalhem da melhor maneira possível, simplificando a transição para as organizações que querem se transformar em empresas…
mais informações sobre o parceiro
Servicenow
A ServiceNow acredita no poder da tecnologia para reduzir a complexidade dos processos e fazer o trabalho funcionar melhor para as pessoas. A companhia norte-americana, sediada em Santa Clara, Califórnia,…
mais informações sobre o parceiro
Red Hat
A Red Hat é nº 1 em soluções open source empresarial e conta com uma abordagem open source que permite uma flexibilidade para se adaptar às mudanças nos ambientes de…
mais informações sobre o parceiro
Digital Path
A Digital Path tem como missão acelerar nas empresas a adoção de tecnologias da indústria 4.0 com objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade dos negócios, reduzir custos e…
mais informações sobre o parceiro

Veja também outros cases similares

Menu