Arquitetura Corporativa nos permite alcançar o equilíbrio correto entre a eficiência de TI e a inovação empresarial. Ela permite que as unidades de negócios inovem com segurança na sua busca da vantagem competitiva.
Um dos principais componentes da arquitetura é a estratégia, suportada por processos de negócio, análise de riscos e suporte de recursos (pessoas e TI).
A proposta do Modelo de Arquitetura Corporativa preserva esses componentes para estruturar a forma como a organização pode ser desenhada e orquestrada, portanto, é a estrutura que ordenará os componentes de gestão e governança para que seja possível a execução de atividades aderentes ao resultado esperado para organização e seu propósito de valor.
Além da visão organizacional estruturada pelos componentes de governança e gestão, a visão do cliente poderá ser abordada por meio da Jornada do Cliente, que adicionalmente traz o alinhamento entre as necessidades, expectativas, interações e percepções do cliente perante à organização, permitindo o melhor alinhamento com os propósitos de valor e os resultados obtidos.
Alguns tópicos são especialmente relevantes ao se formar uma governança empresarial com a adoção de uma arquitetura corporativa. O alinhamento do negócio, a escolha de um framework arquitetural, o gerenciamento de projetos e a otimização de todos os processos da empresa conforme destacado a seguir.
Alinhamento com os Negócios
Para alinhar as estratégias de negócios e TI, arquitetos corporativos trabalham em estreita colaboração com os gerentes de departamento para identificar suas necessidades. Eles se responsabilizam pela estratégia de crescimento da empresa e constroem um plano de negócios para futuros investimentos em TI.
Identificam os custos e benefícios de diferentes soluções de TI além de apresentarem suas propostas aos gerentes de departamento e da equipe de alta gestão. É importante destacar que, alinhar os objetivos de negócio com os objetivos tecnológicos é vital.
Otimização
Reduzir o custo total das operações de TI é uma das responsabilidades mais importantes para os Arquitetos Corporativos. É um de seus objetivos consolidar diferentes soluções por meio da introdução de produtos construídos com padrões estabelecidos para toda a empresa e que possam reduzir o número de fornecedores com o qual a empresa precisa lidar.
Esta iniciativa é importante para influenciar os demais envolvidos na reestruturação e criação da Arquitetura Corporativa e para que possam aprender como toda a empresa irá crescer e se conectar.
O objetivo da introdução de produtos com um padrão é de eliminar custos com treinamentos e suporte para vários sistemas uma vez que todos estarão envolvidos na construção de um produto ou serviço seguindo um padrão já estabelecido.
Gerenciamento de Projetos
É desenvolvido um plano por fases conhecido como roadmap, para introduzir as alterações necessárias à arquitetura. O plano define as datas mais importantes para a atualização ou substituição de instalações de TI existentes e aquisição de novas soluções tecnológicas.
Os Arquitetos Corporativos trabalham como especialistas na equipe de TI para colocar o plano em ação, revendo planos detalhados e avaliando as soluções tecnológicas propostas pela equipe para garantir que eles se alinham com a arquitetura global da empresa.
Framework Arquitetural
É criado um framework de arquitetura para a empresa como um todo. Estabelecem os princípios de design e padrões que fornecem diretrizes para o desenvolvimento detalhado de especialistas, como arquitetos de software, arquitetos de rede ou operações e aconselham a alta gestão em uma estratégia de investimento em TI para garantir que as decisões de investimento estão alinhadas com o framework arquitetural.
O que a Arquitetura Corporativa faz?
- Diagnostica problemas e oportunidades;
- Alinha a estratégia a execução;
- Facilita a comunicação entre os envolvidos;
- Constrói blocos de solução de arquitetura para reuso;
- Identifica projetos de valor;
- Dá suporte na implantação de processo ou sistema.