Implantação do ambiente de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) do IBAMA
Fase 01
Conhecer
O IBAMA foi criado a partir da integração da gestão ambiental através da fusão de diversos órgãos que atuavam no setor ambiental, em 1989. O órgão é hoje um dos maiores prestadores de serviços e informação de todo o setor público.
Isso porque a integração tecnológica foi e continua sendo um essencial aspecto para o cumprimento dos objetivos do órgão. Nesse contexto, o IBAMA identificou a necessidade de se aparelhar tecnologicamente para fazer frente ao desafio de modernização e de integração.
Fase 02
Construir
A Memora foi contratada para fornecimento de infraestrutura de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), bem como, sua implantação, disponibilização e estruturação da governança da plataforma.
Fase 03
Entregar
A Memora contribui com a criação de um arcabouço tecnológico que permite, não só a troca de dados e informações, mas também a governança de toda a infraestrutura de serviços oferecidos pelo IBAMA. Para isso, foi implementada uma infraestrutura, além da construção de modelos de referência, metodologia, arquitetura e transferência de conhecimento intensiva no contexto de SOA.
Essa mudança possibilitou ao Instituto consumir e disponibilizar informações de forma mais eficiente, com maior segurança, de maneira padronizada e com melhor gerenciamento da utilização do barramento.
Ferramentas, métodos e tecnologias
- Banco de Dados Oracle 11g
- Web Logic Server 11.1
- BPEL Process Manager 11.1
- JDevelper 11.1
- Oracle SOA Suite 11.1
Veja também outros cases similares