A Cadeia de Valor reflete o que a organização faz. É um elemento de comunicação eficaz utilizada como instrumento de gestão e referência para várias frentes de atuação em gestão, como Gestão de Riscos, Planejamento e Gestão de Indicadores, Capacitação, Gestão Documental, Tecnologia da Informação e Comunicação, Auditoria, Custos, dentre outros.
O processo de construção da Cadeia de Valor, geralmente leva em conta a identificação do Valor ao Cliente. Na Memora Processos Inovadores, destacamos três etapas importantes de conhecimento organizacional, sendo:
Identificação dos Processos: onde são elencados os processos que compõem a organização. Traduz a organização em forma de seus processos organizacionais;
Desenho do relacionamento dos processos: desenha a estrutura lógica de interligação e interdependência entre os processos organizacionais, demonstrando a interface entre eles.
Identificação dos produtos: relaciona o resultado obtido com os processos com o valor esperado pelo cliente. Permitindo a avaliação do foco no cliente, criando um ambiente de colaboração para a efetividade dos processos.
Não bastassem tantas utilidades, a Cadeia de Valor é premissa para iniciativas de Melhorias em Processos, assim é ponto de partida para as investidas em Gestão por Processos.