Gerenciamento de Processos

Fase 01

Conhecer

O Ministério da Fazenda é responsável pela formulação e execução da política econômica brasileira e possui institucionalizado o Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda (PMIMF).

O PMIMF consiste em um conjunto de ações, estruturadas ano a ano, voltadas à construção de soluções coletivas e desafios gerenciais comuns a diversos órgãos da estrutura do Ministério, à modernização da gestão e à busca por maior eficiência e eficácia das ações do Ministério da Fazenda no exercício de suas funções regimentais, sempre em prol da sociedade.

A Memora foi contratada para trabalhar em uma das frentes de atuação do PMIMF, a Frente de Inovação, pautada pelos Escritórios de Processos e Projetos. Atuando na implantação e operacionalização do Escritório de Processos, estabeleceu-se a Cadeia de Valor Agregado como instrumento de governança, abrangendo as frentes do PMIMF, sendo: Estratégia, Processos e Projetos (Inovação), Riscos, Pessoas, Tecnologia, Infraestrutura e Custos.

Fase 02

Construir

Foram analisados o crescimento econômico, a arrecadação federal, a redução da litigiosidade, o equilíbrio fiscal e a transparência das contas públicas do Programa. A Memora focou na disseminação da cultura de gerenciamento de processos aliada aos valores do Ministério para elaborar soluções para os desafios.

Foram incluídos dentro da avaliação a inserção do Estado brasileiro no cenário econômico, a solidez, o equilíbrio e a eficiência dos mercados, o fortalecimento do comércio exterior e a proteção à sociedade.

Ao final da avaliação, 350 processos foram documentados, 140 foram redesenhados e 212 foram diagnosticados. Houve ainda a capacitação de 50 servidores. Os processos foram repensados de forma integrada e como ferramenta de governança.

Fase 03

Entregar

Essas ações resultaram em: 

  • Reestruturação da gestão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), certificação ISO 9001 e mitigação de riscos ao litígio tributário;
  • Otimização de recursos, tempo e disseminação de cultura de gerenciamento de processos, padronização e fortalecimento dos canais de comunicação na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;
  • Incorporação do negócio previdenciário, disseminação de cultura nos órgãos, desenho das Cadeias de Valor dos órgãos, capacitações, institucionalização de processos, padronização e melhoria dos serviços;
  • Melhoria do processo de cálculos Fazendários de diversas naturezas evitando a perda de centenas de milhões de reais na atuação da PGFN.

Resultados alcançados

  • Aumento da agilidade na atuação da Fazenda Nacional perante os Tribunais Superiores, fortalecendo a PGFN evitando a perda de mais de R$ 500 bilhões da união em ações;
  • Melhor controle dos contratos, diminuição de handoffs, automatização do processo, mitigando riscos de divergência de dados e valores dos Haveres Financeiros que representam o recebimento de R$ 29,8 bilhões. O saldo devedor gira em torno de R$ 715 bilhões;
  • Melhoria de processos referentes a Contencioso Administrativo Tributário em CARF. A atuação conjunta com a PGFN chegou ao impressionante número de R$ 55,5 bilhões em perdas fiscais evitadas.

Alianças envolvidas

IBM
IBM A IBM oferece um extenso portfólio de serviços de tecnologia, softwares de colaboração e análise preditiva, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas, além dos mais avançados servidores e supercomputadores do…
mais informações sobre o parceiro
InterSystems
InterSystems A InterSystems possui plataforma de dados e soluções que auxiliam no processo de tomada de decisão de modo confiável, intuitivo e escalonável. A empresa tem reconhecimento da indústria global,…
mais informações sobre o parceiro
Mobileum
A Mobileum é fornecedora líder de análises de telecomunicações para roaming, segurança e gerenciamento de risco e soluções de teste doméstico e de roaming ponta a ponta. Mais de 900…
mais informações sobre o parceiro
Brisk
Solução que integra a estratégia do negócio aos seus projetos e processos. Alinhado com as principais tendências de gestão de negócios e projetos, o Brisk PPM é uma solução que…
mais informações sobre o parceiro
VMware
A VMware oferece melhores experiências aos seus clientes e permite que os funcionários trabalhem da melhor maneira possível, simplificando a transição para as organizações que querem se transformar em empresas…
mais informações sobre o parceiro
Servicenow
A ServiceNow acredita no poder da tecnologia para reduzir a complexidade dos processos e fazer o trabalho funcionar melhor para as pessoas. A companhia norte-americana, sediada em Santa Clara, Califórnia,…
mais informações sobre o parceiro
Red Hat
A Red Hat é nº 1 em soluções open source empresarial e conta com uma abordagem open source que permite uma flexibilidade para se adaptar às mudanças nos ambientes de…
mais informações sobre o parceiro
Digital Path
A Digital Path tem como missão acelerar nas empresas a adoção de tecnologias da indústria 4.0 com objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade dos negócios, reduzir custos e…
mais informações sobre o parceiro

Veja também outros cases similares

Menu