DETRAN-GO: serviços automatizados e eficiência no atendimento ao cliente

Fase 01

Conhecer

O Departamento de Trânsito do Estado de Goiás – Detran-GO tinha como desafio de disponibilizar serviços automatizados de apoio à gestão da autarquia, garantindo assim informações integradas entre as unidades, propor soluções inovadoras, além de dar celeridade no processo de movimentação interna com estabilidade e disponibilidade de tais serviços.

Fase 02

Entregar

  • Sistema de gestão da dívida ativa (SDA): Solução de gerenciamento e execução do processo de cobrança de débitos e inscrição em dívida ativa. O SDA automatiza as etapas de gerenciamento e cobrança, integra as informações entre os Órgãos competentes e possibilita o monitoramento e controle de todas as etapas de execução do processo.
  • Sistema de controle de notificações (SCN): Central de comunicação automatizada entre Órgãos que elimina a interferência humana, reduz o custo de operação e garante um maior controle no processamento das remessas de arquivos e notificações. 
  • Sistema de gestão de leilão e aplicativo de vistoria: Automação dos processos de gestão e vistoria de veículos aptos a serem leiloados, com vistas a se obter uma maior celeridade e rastreabilidade dos processos, além de garantir um maior controle dos veículos e pátios do DETRAN-GO. 
  • Sistema de gestão vapt vupt digital (SVD): Serviços disponibilizados digitalmente aos cidadãos e aos despachantes, que podem realizar, solicitar e/ou agendar serviços através dos Sistema de Gestão Vapt Vupt Digital, ou Despachante On-line.
  • Sistema de gerenciamento de filas: Disponibilizar para as unidades Vapt-Vupt padrão do DETRAN – GO e CIRETRANS do Estado de Goiás, um sistema de gerenciamento de filas, que é totalmente parametrizável, onde o gestor do sistema pode definir qual o critério de prioridade das senhas de acordo com o tempo de espera.
  • Inovação no Detran-GO: Novo Portal para a disponibilização de serviços digitais aos cidadãos, de forma prática, intuitiva e acessível. Beneficia a população reduzindo a necessidade de deslocamento para utilização dos serviços e acesso à informações. A ferramenta dispõe de tecnologia moderna, design arrojado, alta performance e segurança. 
  • Aplicativo Detran Go On: Levar aos cidadãos a praticidade do acesso aos serviços do DETRAN-GO de forma simples, intuitiva e prática. Sem esquecer da privacidade das informações, o aplicativo contempla as mais modernas tecnologias e um ambiente seguro.
  • Achados e perdidos on-line: Solução de rastreamento e localização dos documentos perdidos e encaminhados ao DETRAN-GO. Permite a consulta, a localização e a recuperação dos documentos. 
  • Game educativo Detran Go Play: Promoção da educação de trânsito de forma lúdica por meio de simulação de situações do dia a dia. O DETRAN GO Play é um jogo educativo e pioneiro no País, apresenta diversidades no trânsito urbano e rodoviário e utiliza a técnica de gamificação como propulsora de conhecimento.
  • Sistema de gestão de terceiro (SGT): Gestão eletrônica do recredenciamento de empresas que possuem vínculo com o DETRAN-GO de maneira a possibilitar a identificação e mitigação de fraudes e melhor gerenciar as informações dos credenciados.
  • Tecnologia de atendimento automatizado – Web Robot: Disponibilização de canal de comunicação inovador, fornecendo aos cidadãos, por meio do aplicativo mobile Telegram, serviços online de consulta de débitos, dados de veículos e emissão de boletos.
  • GMS – Sistema de Gestão de Movimentação do Servidor: Realizar a gestão dos servidores do DETRAN, controlando os dados pessoais e curriculares, automatizando todo o processo de movimentação do servidor de um departamento a outro, mantendo o histórico dessa movimentação. Esse controle possibilita saber o departamento atual do servidor e  os anteriores, bem como os documentos gerados nessa movimentação. 
  • Sistema de agenda executiva: Atendimento aos dispositivos da Lei de acesso à informação – LAI, que exige a disponibilização das agendas das autoridades dos Presidentes, Gestores e Diretores do Estado sejam divulgadas aos cidadãos.”

Resultados alcançados

  • Sistema de gestão de dívida ativa (SDA): 
    • Aumenta a arrecadação e reduz o índice de inadimplência;
    • 75 dias de implementação;
    • 60 milhões de Arrecadação;
    • 30 dias de Payback (investimento 360k);
    • 50 mil Notificações por dia.
  • Sistema de controle de notificações (SCN):
    • Redução de erros, mitigação de riscos e celeridade na execução do processo;
    • Controle e contenção de gastos excessivos​;
    • Redução do tempo gasto com serviços manuais​.
  • Sistema de gestão de leilão e aplicativo de vistoria: 
    • Transparência, recuperação de receitas e redução de fraudes ;
    • Redução de 70% do tempo e custos de permanência de veículos nos pátios;
    • Ganho de 25% na produtividade de trâmites burocráticos.
  • Sistema de gestão vapt vupt digital (SVD):
    • Redução de custos com a operacionalização dos processos e maior acessibilidade aos serviços;
    • Melhoria na imagem institucional, menor tempo de espera na solicitação dos serviços, menos filas e deslocamentos do cidadão com os serviços on-line.
  • Sistema de gerenciamento de filas: 
    • Melhor atendimento ao cidadão;
    • Melhor atendimento ao cidadão, provisionamento de demandas e redução de gasto de mais de 1 milhão com a terceirização do serviço.
  • Inovação no Detran-GO:
    • Redução de filas, custos e melhoria na experiência do cidadão.
  • Aplicativo Detran Go On: 
    • Praticidade, conveniência e disponibilidade.
  • Achados e perdidos on-line: 
    • Proporcionou o aumento de 70% da taxa de localização e reduziu o tempo de recuperação em 2.000%;
    • Redução na emissão de 2ª via de documentos e dos tempos de atendimento.
  • Game educativo Detran Go Play: 
    • Conhecimento e conscientização na educação de trânsito;
    • Melhoria da percepção do motorista sobre infrações cotidianas e os impactos na segurança do trânsito.
  • Sistema de Gestão de Terceiros (SGT): 
    • Maior controle, aumento da arrecadação e redução de custos.
  • Tecnologia de atendimento automatizado – Web Robot: 
    • Melhoria na experiência do cidadão que passa a utilizar um aplicativo diário para o relacionamento direto com o DETRAN.
  • GMS – Sistema de Gestão de Movimentação do Servidor:
    • Melhora a gestão de pessoas e possibilita o melhor aproveitamento dos recursos humanos e otimização do capital intelectual.
  • Sistema de Agenda Executiva: 
    • Com o intuito de cumprir 100% dos dispositivos da LAI, foi desenvolvido o SGT para disponibilizar no site do DETRAN os compromissos públicos das autoridades, gerando transparência das informações.

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