A TI fornece suporte aos processos que integram a empresa, facilitando as tomadas de decisão. Assim sendo, o planejamento estratégico busca:
- Aproximar a TI do negócio;
- Desenvolver a maturidade da TI;
- Mudar o papel desempenhado pela TI na empresa;
- Distribuir corretamente os recursos da empresa em projetos com retorno positivo.
Benefícios do Planejamento Estratégico de TI
Comunicação transparente
Através do planejamento estratégico de TI, a equipe de TI compreenderá melhor o seu papel na empresa. Isso significa que os colaboradores sentir-se-ão mais motivados a trabalhar em favor do negócio, auxiliando, também, na percepção que a empresa tem sobre os resultados de TI.
Deste modo, o planejamento estratégico de TI promove visibilidade para a área. Também atua como ferramenta de comunicação com a diretoria da organização, além de apresentar os resultados esperados para a área de TI, possibilitando melhorar a governança como um todo.
Agilidade de negócio
Mais uma vantagem do planejamento estratégico de TI é trazer agilidade organizacional, ou seja, capacitar as empresas para responderem às mudanças com rapidez.
Nesse sentido, o uso estratégico da tecnologia da informação torna o negócio mais ágil e resiliente visto que as tecnologias facilitam a execução de projetos e processos.
Crescimento organizacional
O planejamento estratégico de TI proporciona também crescimento organizacional, ou seja, aumenta a competitividade da empresa e favorece sua continuidade. Isso pode ser verificado, por exemplo, através de ações de TI como reinventar o modelo de negócio e proporcionar segurança da informação.
Uso correto de recursos
O planejamento estratégico de TI é um modo eficaz de preparar as organizações para o mercado. Já que é mais do que mera formalidade, ajudando a priorizar projetos e outras ações.
Além disso, ele torna a tomada de decisões mais assertiva. Assim sendo, a melhor utilização de recursos é algo trazido naturalmente como consequência do planejamento estratégico de TI.