Proposta de Otimização do Processo de Gestão de Convênios do Ministério do Turismo, implantação do Escritório de Processos e da Solução de Arquitetura Empresarial

Fase 01

Conhecer

No cumprimento dos seus deveres e no fortalecimento do desenvolvimento nacional, a União atua na concepção de programas de governo e na disponibilização de recursos financeiros para a execução e implementação das ações previstas nos programas.

A fim de garantir a legalidade e a efetividade na aplicação dos recursos financeiros públicos, o controle da descentralização e da transferência dos recursos públicos se firma como um desafio constante e uma meta a ser cumprida pelos órgãos descentralizadores.

Fase 02

Construir

Para auxiliar o Ministério do Turismo a gerenciar seus programas de transferências voluntárias, a Memora desenvolveu um Projeto de Avaliação da Estrutura de Convênios (Transferência Voluntária de Recursos) que diagnosticou e propôs soluções para a modernização dos processos e da estrutura organizacional de convênios.

O projeto de Consultoria trabalhou a Estrutura Organizacional, a Cadeia de Valor e os Processos de Gestão Convênios. Propondo um modelo de referência para a execução de convênios, os processos de trabalho passaram a se adaptar aos requisitos previstos pelos órgãos de controle e planejamento do Governo Federal.

A nova estrutura organizacional promoveu a fluidez da celebração e fiscalização dos convênios recebedores de recursos públicos federais do Turismo. Maior transparência, controle e eficiência na execução dos convênios são algumas das mudanças vindas da nova implementação no Ministério do Turismo, contribuindo positivamente com a sociedade e o poder público federal.

A Memora e a CGTI (Coordenação Geral de Tecnologia da Informação) uniram esforços para implantar um Núcleo de Processos na coordenação, além da Avaliação da Estrutura de Convênios. O escritório de processos foi implantado com sucesso em apenas quatro semanas, adotando a solução ARIS e a metodologia AVE como métodos de referência.

Fase 03

Entregar

Na última etapa do projeto, com o desafio de criar uma solução que permita a visão integrada de negócios e TI nas mãos ,a CGTI e a Memora utilizaram a plataforma ARIS para implantar a solução de Arquitetura Empresarial na coordenação.

A solução visou utilizar a plataforma ARIS como ferramenta de arquitetura para mapear os relacionamentos entre a estratégia e ativos de TI com a visão de processos de negócios. Como ferramenta para análise de impacto e mudanças na arquitetura de TI, em nível tático, foram customizados relatórios para utilização da Arquitetura Empresarial.

A EA na CGTI proporcionou uma maior integração entre os processos de negócios e a arquitetura de TI (objetivos, iniciativas, sistemas, equipamentos, serviços de TI), sendo a solução adotada uma importante ferramenta para auxiliar na construção de PDTIs do Ministério do Turismo e para apoiar a implantação dos processos de governança de TI.

Ferramentas, métodos e tecnologias

  • ARIS IT Architect 7.1
  • ARIS Business Architect 7.1

Alianças envolvidas

SUSE
O poder de inovar de qualquer lugar, desde o data center à nuvem A SUSE, líder global em soluções de código aberto inovadoras, proporciona soluções para Linux e infraestrutura em…
mais informações sobre o parceiro
Elastic Search
Análise, busca de dados e segurança O Elasticsearch é um mecanismo de busca e análise de dados distribuído, aberto para todos os tipos de dados, incluindo textuais, numéricos, geoespaciais, estruturados…
mais informações sobre o parceiro
IBM
A IBM oferece um extenso portfólio de serviços de tecnologia, softwares de colaboração e análise preditiva, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas, além dos mais avançados servidores e supercomputadores do mundo.…
mais informações sobre o parceiro
InterSystems
A plataforma de dados e soluções da InterSystems auxilia no processo de tomada de decisão de modo confiável, intuitivo e escalonável. A empresa tem reconhecimento da indústria global, incluindo a…
mais informações sobre o parceiro
Mobileum
A Mobileum é fornecedora líder de análises de telecomunicações para roaming, segurança e gerenciamento de risco e soluções de teste doméstico e de roaming ponta a ponta. Mais de 900…
mais informações sobre o parceiro
Neoway
Soluções completas para planejar ações estratégicas e fechar mais negócios Fundada em 2002, a Neoway oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as…
mais informações sobre o parceiro
Brisk
Solução que integra a estratégia do negócio aos seus projetos e processos. Alinhado com as principais tendências de gestão de negócios e projetos, o Brisk PPM é uma solução que…
mais informações sobre o parceiro
VMware
A VMware oferece melhores experiências aos seus clientes e permite que os funcionários trabalhem da melhor maneira possível, simplificando a transição para as organizações que querem se transformar em empresas…
mais informações sobre o parceiro
Servicenow
Por que esta aliança é importante? A parceria Servicenow e Memora junta tecnologia e inovação com expertise e capacidade de entrega, agregando e levando a Transformação Digital em todas as…
mais informações sobre o parceiro
Red Hat
A Red Hat é nº 1 em soluções open source empresarial e conta com uma abordagem open source que permite uma flexibilidade para se adaptar às mudanças nos ambientes de…
mais informações sobre o parceiro

Veja também outros cases similares

Menu